Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 699

Na atualidade, não mais podemos prescindir das novas tecnologias no processo de
ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras, quer seja se buscamos uma aprendizagem
mais efetiva do idioma estrangeiro, quer seja se temos o objetivo de promover uma ampla
formação docente.
A constante modernização do sistema de ensino, além disso, tem gerado
transformações significativas no modo como se ensinam e se aprendem as línguas. Dessa
forma, são estabelecidos novos contextos, que, baseados no marco teórico do
construtivismo sócio-cultural (VYGOTSKY, 1998) e na concepção de língua como ação
social (BAKHTIN, 2000), modificam o próprio conceito de aprendizagem: “
el aprender es
comprendido como un fenómeno social y la adquisición de un nuevo conocimiento resulta
de la interacción del individuo con su entorno físico y social
” (BENEDETTI, 2008).
As tecnologias de informação e comunicação (TICs), por sua vez, garantem essas
novas possibilidades, pois permitem por em contato milhões de pessoas,
independentemente das distâncias. Além disso, a utilização de recursos tecnológicos para o
ensino de línguas tem sido uma ferramenta eficaz quando prioriza a interação e o uso real
da língua durante o processo. Portanto, estudar como esse processo acontece nesses novos
contextos, tais como o Teletandem, pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias
para o ensino de línguas estrangeiras.
Com esse objetivo é que desenvolvemos o projeto UNESP (Assis) –
UTU/Universidad del Trabajo, da cidade de Salto/Uruguai. Tal projeto se configura como
um plano de colaboração que iniciamos com o objetivo de formar um contexto de auxílio
ao processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola aos alunos da UNESP e português
aos alunos da UTU. Essa proposta está integrada às atividades do
Centro de Línguas e
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