Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 698

com a aprendizagem, possibilitando situações de uso autênticas e naturais da língua
estrangeira. Além disso, buscamos possibilitar aos alunos, futuros professores, que estejam
em contato com os avanços e as novas possibilidades que se apresentam na aprendizagem
de línguas.
Neste trabalho, analisamos as contribuições do Teletandem como contexto de
práticas discursivas a alunos de língua espanhola, em um curso de formação de professores
de espanhol. Trata-se o Teletandem de um contexto virtual e colaborativo de aprendizagem
no qual, mediante o uso de ferramentas de mensagem instantânea (
MSN, OoVoo, Skype
),
indivíduos nativos de diferentes línguas trabalham de forma colaborativa para aprender a
língua do outro; cada um se torna, portanto, aprendiz da língua estrangeira e tutor de sua
própria
língua
(Cziko
&
Park,
2003,
apud
brasil.org/site/docs/TELETANDEM_BRASIL_completo.pdf.)
2
.
Nesse contexto, interessa-nos observar, mais especificamente, como o ambiente do
Teletandem, um contexto de práticas discursivas, pode favorecer o aprendizado do E/LE,
uma vez que seus enunciados “cobram sentido real e se articulam às necessidades
comunicativas, diferentemente da prática tradicional, em que se repetiam frases aprendidas”
(BONNET VILLALBA, 2010, p.85).
Para tanto, utilizamos gravações de sessões em
chat
e tarefas resultantes das
interações, nesse ambiente, entre alunos brasileiros e uruguaios. Tais interações integram
um projeto de colaboração que desenvolvemos entre um grupo de alunos de língua
espanhola da FCL – UNESP/Assis e alunos de português da
Universidad Técnica del
Trabajo
– UTU/Uruguai. A abordagem metodológica para coleta e análise dos dados está
vinculada à hipótese da pesquisa qualitativa de caráter interpretativista.
Uma experiência de teletandem institucional: o projeto UNESP (Assis/ Brasil) – UTU
(Salto /Uruguai)
2
O projeto
Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos
é um projeto de extensão colaborativo entre
curso de Letras da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP/Assis e do Instituto de Biociências, Letras e
Ciências Exatas da UNESP/São José do Rio Preto, desenvolvido como o apoio da
FAPESP – Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
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