Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 502

história paranaense.
Portanto, por meio do
rap,
é possível revelar esse “microespaço” da cidade (a
periferia), cujo poder público e os meios de comunicação ignoram ou estigmatizam, a
fim de mostrar que existem fronteiras sociais, políticas, espaciais e estéticas em
Curitiba.
Cena da enunciação
Segundo Maingueneau (1993), a Análise do Discurso relaciona-se com textos
produzidos nos quadros das instituições que têm a enunciação
fortemente marcada;
onde se tem marcas de conflitos históricos, sociais etc.; e onde se delimita um espaço no
exterior de um interdiscurso limitado.
Essa teoria se interessa pelas formações discursivas (FDs), que conforme
formulação de Focault, retomada pelo próprio Maingueneau (1993, p. 14), constituem-
se de “regras anônimas determinadas no tempo e no espaço de uma época e relacionadas
com as condições sociais, econômicas, geográficas ou linguísticas apresentadas no
enunciado”.
Assim, podemos identificar o Movimento
Hip-Hop
como uma Formação
Discursiva (FD) dominada por um interdiscurso (discurso pré-construído), visto que
seus integrantes possuem uma ideologia, interesses comuns e cultuam valores
semelhantes que são transmitidos pelo
rap
.
Ainda segundo Maingueneau (2005, p. 75), o discurso pressupõe uma cena de
enunciação para poder ser enunciado, que é validado por sua própria enunciação.
A cena da enunciação, um dos conceitos mobilizados por Maingueneau, se
constitui de três cenas: cena englobante, que corresponde aos tipos de discurso (o
Movimento
Hip-Hop
); cena genérica, referente aos gêneros de discursos (o
rap
); e
cenografia, que é a cena de fala, construída pelo discurso.
Em relação à cenografia, esta se constrói apresentando um enunciador, um
enunciatário, um lugar e o momento da enunciação. A cenografia implica certo uso da
linguagem a fim de impor um posicionamento e elaborar uma representação da própria
situação de enunciação, por meio de uma maneira de dizer e de ser do enunciador, ou
seja, por meio do
ethos
discurso.
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