Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 424

pela mobilidade social entre 2003 e 2008, com 31,9 milhões de pessoas subindo das
classes mais baixas para as mais altas
(CHIARINI, 2009).
E, em tal contexto, o que se apresenta, afirma Ramonet (2003), não é o mundo
da informação apenas, mas um universo bem complexo, em que grandes empresas
atuam com importantes papéis no campo da informação. Essas empresas, no dizer do
autor, nos “presenteiam com informação”, e pedem aos leitores “um pagamento
simbólico, que não cobre sequer o preço do peso em papel do jornal”, que passa a ser
uma mercadoria a cada dia mais gratuita, pois o intuito empresarial é o de vender aos
anunciantes os consumidores que possui. “Produzido um leitorado, ele é valorizado [...]
a fim de vendê-lo como coletivo de consumidores potenciais junto a diversas categorias
de anunciantes” (VERÓN, 2004, p. 247).
No Estado de São Paulo, o destaque é para os jornais da
Rede Bom Dia,
que
surgiu em 2005, ancorada no aumento da circulação de jornais voltados às classes
populares. O jornal é de formato tablóide e têm seções sobre as cidades, seções de
política e economia, seção de opinião, cultura e esportes. O mesmo também pode ser
compreendido como sendo do tipo Jornal em Rede, pois suas matérias apresentam uma
padronização e uniformização com relação a um núcleo comum, diagramação e
editoração, diferenciando-se apenas quanto ao espaço destinado às cidades, as quais
apresentam matérias peculiares a cada região. Conta com nove edições diárias e
circulação em 288 cidades do Estado de São Paulo, entre elas Bauru, Marília, Sorocaba,
Jundiaí e São José do Rio Preto. É comercializado a preço popular (R$1,00) com
circulação diária de 132.807 exemplares
3
. Na capital paulista, a
Rede Bom Dia
também
edita o jornal
O Diário de São Paulo
desde o final de 2009.
Diante de tais características, ou seja, representativo do aumento de leitura e de
circulação de jornais voltados às classes populares, o Jornal Bom Dia foi selecionado
como alvo em potencial para o presente estudo, visto que o mesmo tem por objetivo
analisar como é construído o discurso sobre o leitor do jornal popular diário, e suas
condições de produção, levantando a questão do sujeito e seu processo de interpelação.
De forma específica trabalharemos somente com o jornal Bom Dia Bauru, por ser um
dos primeiros jornais da rede a ser lançado no interior e por este, também, possuir
3
Rede Bom Dia. Disponível em:
1...,414,415,416,417,418,419,420,421,422,423 425,426,427,428,429,430,431,432,433,434,...1290
Powered by FlippingBook