Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1139

b) sequência 2 (cena 15):
Nessa sequência existe um ritmo marcado pelo movimento circular do
formema
parcial
“fitas” da trapezista que se inicia da cena 13 e na cena 14 se mostra mais claramente.
Temos, nesse caso, o figural classemático básico (
clas-b
) sendo composto de
tracemas
semi-circularizados
englobados no Figural Nuclear da Circularidade ou da
Esferoicidade, que abriga os semas apresentados na sequência 15 analisada, extraída do
formema
total /ft/ “Bradescompleto”.
Figura 3 – Cena 15
Vamos admitir como
formema
total /ft/ o agrupamento da trapezista + a corda + fitas +
retângulo + texto verbal “Bradescompleto” que se desmancha na cena 15, em um único
texto evidenciado: “Bradesco”.
Identificamos as
semi-circularidades diagonalizadas
que transmitem o movimento das
duas fitas de
colorema
vermelho nas cenas 14 e 15. Por projeção paradigmática em
extrapolação da forma, da cor e do movimento existe uma rima poética riquíssima que
nos remete imediatamente ao logotipo do banco Bradesco, complementado também
pela verticalidade do
formema
“corpo da bailarina” e pela disposição de suas “pernas”
verticalizadas
e em paralelo. Esse recurso visual manipula o destinatário, provocando-
o, pois possibilita uma identificação ou, até mesmo, uma ligação direta entre o circo e o
banco pela similaridade intencional do produtor da mensagem, na colocação dos
formemas
expostos.
No mythós, onde a poeticidade somada ao figural 2 classemático completam o nível do
“segredo” (não-parecer + ser), chamou-nos à atenção, no exame dos figurais traçados
que formam o logotipo (quadro contíguo à cena 15), as duas
semicircularidades
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