1. Mestrando do Programa de Pós Graduação em Estudos da Linguagem da UEL – Universidade
Estadual de Londrina (Bolsista da Fundação Araucária),
AS FORMAÇÕES DISCURSIVA E IDEOLÓGICA NAS TIRINHAS DA
MAFALDA
ANDRADE, Tiago Souza Monteiro de (PG – UEL)
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RESUMO
São muitos os personagens em quadrinhos que deixam os adolescentes muito
encantados, esses personagens não só fazem os jovens, como também alguns adultos a
se deleitarem com esse gênero, dentre os diversos quadrinhos de humor, podemos citar
as tirinhas da Mafalda. Essa personagem foi criada nos anos 60 pelo cartunista
argentino Quino. Embora esse gênero apareça significativamente tanto nos livros
didáticos como em outros meios midiáticos, os leitores, principalmente, professores
não possuem subsídios teóricos suficientes para explorarem as mais variadas
possibilidades de análise que podem ser feitas nesses textos, em particular no que se
refere ao emprego da Análise do Discurso (doravante AD). Este artigo, pois, propõe
analisar três tirinhas da personagem Mafalda, ampliando, desse modo, a possibilidade
de se trabalhar com alguns princípios da AD como formações discursiva e ideológica
em sala de aula. Pretendeu-se trabalhar com o gênero discursivo: tirinhas em
quadrinhos, mais precisamente as tirinhas da personagem Mafalda, partindo-se da
hipótese de que tais gêneros discursivos possuem elementos da análise do discurso
como formação discursiva e formação ideológica e, analisando como esses elementos
se manifestaram no
corpus
em questão. Considerando-se que, nos contextos da hora de
jantar sopa, Mafalda utiliza vários recursos para manifestar seu horror, tanto á sopa (no
texto) como à ordem mundial (no extra-texto), os recursos, por ela utilizados variam
consideravelmente no âmbito dos discursos dos outros em sua própria enunciação,
enfim, havendo um constante cruzamento de interdiscursos.
Palavras-chave: Análise do discurso, formação discursiva, formação ideológica,
ensino, tirinhas da Mafalda.