pensadores/ideologias da filosofia ocidental na constituição de significações sobre o ser
humano: Aristóteles e sua influência para o nascimento da lógica e da cosmologia;
Descartes e sua contribuição com as ciências físico-matemáticas; o ponto de vista do
século XIX, devido à influência das “feridas narcísicas”, permitindo a emergência das
ciências humanas e, no século XX, o aparecimento das ciências cognitivistas. Muitos
outros sentidos perpassam os discursos da comunidade, todavia acreditamos que esses
sejam os principais sentidos a permitirem a emergência das discursividades no Orkut a
respeito do homem. Ademais, Battista Mondin (1980) destaca a importância destas para
a história das ciências e pelas suas dimensões prática, moral e política. Esses critérios
nos parecem relevantes para a reflexão sobre a temática dos Direitos Humanos, pois
estes se desenvolvem conforme as necessidades dos homens, que são históricas, e
caminham lado a lado com a ciência, forjando-a e/ou sendo por ela forjadas. Entretanto,
neste artigo, optamos por discutir a presença do discurso aristotélico na comunidade do
Orkut por ele ser, conforme Abbagnano (2007, p. 597), “a única definição que penetrou
na cultura comum”.
Os integrantes da comunidade advogam em favor de alguma característica que
seja inerente à condição de ser humano, filiando-se a diversos sentidos. Desse modo,
buscam um núcleo único que constitua o homem e que justifique os seus
posicionamentos sobre direitos humanos, caminhando todos para a universalidade, não
dos direitos, dependentes, em geral, do comportamento, mas do homem. Assim, tanto o
livre-arbítrio, influência religiosa, não sendo concebido da mesma maneira pelos
membros da comunidade, ora visto como algo determinado pela natureza do indivíduo,
ora como consequência de aspectos sociais, permitindo a relativização dos direitos
humanos, quanto o fato de o homem ser um ente social e, por isso, sofrer influência do
meio, são características que constroem o núcleo universal que explica, para os
orkuteiros, o que é o ser humano. Assim, percebemos no Orkut a presença do
pensamento aristotélico a partir da sua idéia de existência de uma essência para cada
coisa. A partir disso, Aristóteles concebe o homem como um ser vivo que apresenta
uma diferença específica em relação aos demais seres vivos. Assim, a essência completa
de um ser é o somatório de seu gênero, neste caso, ser vivo animal, com a sua diferença
específica, ou seja, “não apenas uma característica própria do homem, mas também esse
núcleo universal e necessário que permita explicar as outras propriedades do homem”