para indireto), reduzindo, assim, impressões subjetivas da palestrante a comentários
objetivos.
Efeitos de sentido do discurso citado: do oral para o escrito
Já identificamos as formas de citação e estruturamos a polifonia de locutores na
palestra e na retextualização escrita, partimos, nesta seção, para a resolução de nosso
segundo objetivo: 2) Verificar o uso do discurso citado na construção dos sentidos dos
textos, principalmente, na passagem do texto falado para o texto escrito.
Não se pode ignorar o fato de que as condições de produção fazem parte do que é
interno e externo ao discurso, do que o constitui. Por essa razão, esboçamos, a seguir, as
condições de produção, recepção e interpretação da palestra e da retextualização escrita
para tentarmos alcançar os efeitos de sentido que possivelmente foram suscitados na escuta
da palestra e na leitura do texto escrito, com relação à presença do discurso citado.
A palestra estava inserida em um evento maior, realizado na Universidade Estadual
de Maringá, com o objetivo de debater as políticas de cotas para negros nas universidades
públicas brasileiras e oportunizar esclarecimentos a respeito do assunto. Especialistas
ligados ao tema, seja pela vivência pessoal ou profissional, discutiram questões e
argumentaram sobre a legitimidade do beneficiário das cotas, o indivíduo negro. O público-
alvo era formado por acadêmicos e professores universitários da própria instituição que
demonstraram interesse ao participarem efetivamente dos debates ocorridos após a fala da
palestrante.
O texto escrito, como foi explicitado anteriormente, caracteriza-se por ter sido
redigido a partir de um texto falado, respeitando, então, as convenções do processo de
retextualização (Marcuschi, 2003). O objetivo da produção desse texto, na época, era
compactar informações sobre o assunto para serem publicadas em uma revista ou jornal,
sintetizando, assim, a fala da palestrante. Quanto à recepção desse texto, supunham-se
leitores interessados no assunto em questão.