para o texto e após uma pequena pausa antecedida dos dizeres “ela dizia isso no artigo
sexto”; 3. Inicia sua leitura; 4. Faz comentários acessórios durante a leitura, deixando de
olhar para o texto de apoio; 5. Volta a olhar para o texto de apoio e continua a leitura; 6.
Interrompe a leitura para comentar sobre a citação; 7. Volta a olhar para o texto de apoio e
continua a leitura; 8. Interrompe a leitura para comentar sobre a citação, deixa de olhar para
o texto de apoio, olha para a plateia e gesticula bastante mudando a entonação e a
velocidade da sua fala.
Transcrição (1)
1.
vejam... na estrutura ainda... da/no fim do tráfico negreiro né? nós vamos ter em mil oitocentos e
cinquenta uma nova lei acho que todos vocês todos nós estudamos isto na escola né? nós temos as
leis que são as leis do fim do tráfico... e depois nós temos as leis que são as chamadas de leis
abolicionistas nós aprendemos isto na escola... o que a gente não aprende... o que a gente não
escuta... não reflete... nem discute... são as estruturas dessas normas e os valores que elas
reproduzem no seio da sociedade... então vejam... a lei de mil quinhentos e oitenta a lei
mil/quinhentos e oitenta e um de mil oitocentos e cinquenta que é a segunda lei do fim do tráfico
2.
ela dizia isso no artigo sexto...
3.
todos os escravos que forem apreendidos serão reexportados por
conta do Estado para os portos de onde tiverem vindo... ou para qualquer outro... ponto fora do
Império que mais conveniente parecer ao governo...
4
. daí a outra parte...
5
. e... enquanto essa
reexportação não se verificar...
6.
que na verdade os historiadores vão dizer que elas nunca se
verificaram...
7.
serão empregados em trabalhos debaixo da tutela do governo... não sendo em caso
algum concedidos...
8.
ou seja... esse serviço é particular... então eles deixavam de ser escravos
de/dos senhores... pra serem do governo.... então significa o que... significa uma lei que proíbe o
tráfico...que na verdade... acho até que a gente pode brincar um pouco com a história do
contrabando hoje porque a gente na verdade eram mercadorias contrabandeadas né? o que que é
feito com as mercadorias contrabandeadas hoje né?... via de regra alguém pega e vai usar em
alguma coisa... não é mesmo?... assim os negros escravos... os negros africanos não-escravos...
porque segundo a lei eles não poderiam ser escravos já que estava no fim... desse processo... de
escravidão via tráfico... só tinha o processo reprodutivo... mas... essa liberdade ( ) pela lei... era uma
liberdade que tinha este valor... e este limite...
Verificamos, agora, detalhadamente, como foi realizada essa organização. Sabe-se
que o discurso citado é caracterizado pela presença marcada da polifonia, isto é, existem
elementos linguísticos (na escrita) ou sinais extralinguísticos (na fala) que apontam para a
existência de um Locutor (L1), que por sua vez, coloca em cena um ou mais Locutores
(L2).