FRANCOFONIA
Internacionalização no Programa
de Pós-Graduação em História
Estudantes de Língua Francesa organizam
exposição inspirada em palavras
PÓS-GRADUAÇÃO
O PPG em História da
Unesp/Assis finda o triê-
nio 2010/2012 registrando
crescimento no número de
atividades voltadas à sua
internacionalização e indi-
cando, assim, passos firmes
rumoauma futura inserção
na vida acadêmica interna-
cional. Sem considerar os
incentivos à participação
de docentes e discentes em
eventos internacionais rea-
lizados no exterior, ativida-
de que também registrou
crescimento no triênio, o
Programa promoveu ou
apoiou, durante o triênio,
uma série de atividades
com o fito de reforçar ou
ampliar o nível e as possi-
bilidades de intercâmbio
intelectual e de pesquisa de
seus professores e alunos
com pesquisadores e insti-
tuições internacionais.
Nessa direção, o Pro-
Entre os dias 23 e 30 de no-
vembro os estudantes do 3º e 4º
ano dos cursos de Letras e Bio-
tecnologia, da UNESP de Assis,
organizaram a exposição intitu-
lada“Diga-me dez palavras que te
contam”.Oevento fazpartedeum
projeto relacionado à
Semaine de
la langue française et de la franco-
phonie
, uma manifestação cultu-
ral organizada desde 1995 pelos
países falantes da língua francesa
ao redor de todo omundo.
Trata-se de uma operação
3
Nosso
Câmpus
dezembro/2012
Áureo Busetto
Mayara Pavanato
grama promoveu a vinda
de seis professores visi-
tantes estrangeiros, todos
ministrando cursos e com
atividades de pesquisa:
Laurent Olivier Vidal,
Université de La Roche-
le, França; Ennio Sanzi,
Universitá degli Studi di
Messina, Itália; James Pe-
ter Woodard, Montclair
State University, New Jer-
sey, USA; Donizete Rodri-
gues, Universidade Beira
Interior, Portugal; Ernesto
Bohoslavsky, Universidad
Nacional de General Sar-
minento, Argentina; Vítor
Díaz Arciniega, Universi-
dad Autônoma Metropo-
litana, México. A vinda
dos três primeiros foi fi-
nanciada por edital espe-
cifico da PROPg/UNESP
e a dos demais por verbas
próprias. Três docentes
vinculados ao Programa,
na qualidade de profes-
sores visitantes, estiveram
naquelas duas universi-
conhecida como “Diga-me dez
palavras”, na qual todos os sim-
patizantes do idioma utilizam 10
palavras escolhidas peloMinisté-
riodaCulturaedaComunicação.
O objetivo é que o público possa
utilizar as palavras para brincar,
criar, escrever, cantar, declamar,
blogar, filmar, entre outras tantas
atividades possíveis. As palavras
escolhidas esse ano foram:
con-
fier
,
caractère
,
âme
,
naturel
,
chez
,
histoire
,
songe, autrement, pen-
chant e transports
.
A professora de Língua Fran-
cesa, Brigitte Hervot, desenvol-
dades latino-americanas:
Carlos Alberto Sampaio
Barbosa, José Luís Bendi-
cho Beired e Karina Anhe-
zini Araújo; o primeiro na
instituição mexicana e os
dois últimos na Argentina.
Quatro de seus professores
realizaram estágios de pes-
quisa no exterior: Andréa
D.O.C. Rossi, na Universi-
ty of Cambrigde Universi-
ty; CarlosAlberto Sampaio
Barbosa, Consejo Superior
de Investigaciones Cientí-
ficas, Madrid; Paulo Hen-
rique Martinez, University
of Toronto; Wilton Carlos
Lima da Silva, Universi-
dade de Coimbra; todos
com financiamentos de
edital próprio da PROPg/
Unesp. O docente Hélio
Rabello Cardoso Filho re-
alizou pesquisa na França
e a docente Tânia Regina
de Luca em Portugal, res-
pectivamente, financiados
pelo CNPq e pela FAPESP.
Ademais, o Programa con-
veu tais palavras durante seu
curso de extensão intitulado “1ª
Semana da Língua Francesa e
da Francofonia no Câmpus de
Assis”, realizado entre os dias 19
e 24 de março de 2012.
De acordo com o grupo, a
exposição é uma oportunidade
para o público conhecer uma
forma de manifestação da cul-
tura francesa, bem como de ver
o trabalho artístico de pessoas
inspiradas nos dizeres do chef
Paul Bocuse, para o qual “os dois
segredos de um sucesso: a quali-
dade e a criatividade”.
tou com a participação de
quinze professores/pesqui-
sadores estrangeiros em
diversas atividades acadê-
micas pontuais e quatro
de seus docentes realiza-
ram seus pós-doutorados
em universidades estran-
geiras, três em instituições
europeias e um nos Esta-
dos Unidos.
O número de discen-
tes que fizeram ou estão
fazendo estágios de pes-
quisa no exterior é cres-
cente, passando de um,
em 2010, para o total de
seis no corrente ano. Tais
estágios foram ou estão
sendo desenvolvidos em
renomadas
instituições
da área e sob supervisão
de reconhecidos especia-
listas. Há dois alunos/es-
tagiários como bolsistas
PDSE/CAPES, com reali-
zação de seus estágios na
Espanha e em Jerusalém;
três como bolsistas BEPE/
FAPESP, estagiando na
França, em Portugal e
nos Estados Unidos; um
como bolsista do Pro-
grama Erasmus External
Cooperation, com estágio
também na Espanha; e
um na qualidade de bol-
sista da Universidade de
Toronto. O Programa tem
recebido também alunos
do exterior, contando em
seu quadro discente com
uma doutoranda oriunda
da Colômbia e um pós-
doutorando do Chile.
Todas essas atividades
têm contribuído também
para o crescimento do
número de publicações
de docentes e discentes
no exterior, com sensível
acentuação entre os anos
2011/2012. Docentes e
discentes já têm proje-
tado planos para a con-
tinuidade ou ampliação
de atividades voltadas à
internacionalização do
Programa para o triênio
2013/2015.
“Diga-me dez palavras” foi o mote para a composição dos trabalhos
Foto: Mayara Pavanato
1,2 4,5,6,7,8,9,10