Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 984

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português, comentou o autor Miguel Real: “
E um dia foi a Buenos Aires e voltou de lá
com uma ideia para um livro – com que viria a ganhar o Prémio LER/Círculo de Leitores
em
2000
(
A
Visão
de
Túndalo
por
Eça
de
Queirós
).”
(
<
>
). Depois de ler essa
explicação, alguns trechos do romance VTpEQ, especialmente no capítulo 1,
apresentam a veracidade extra-texto
:
Em junho de 1997, no dia 16, nas águas furtadas
soixante-huitards
do
casal Sofia Costa e João Carlos Campos Leal, em Buenos Aires, ao cabo
de um prolongado jantar [...](p. 11) ; [...]
chegáramos há uma semana
para o Congresso de Língua e Cultura Portuguesas.
(p.16); [...] O
Congresso terminara no dia 18, às 18h.[...] No ano seguinte, o Instituto Camões
transferi-lo-ia para Maputo. (p. 46) (negritos nossos)
Temos a indicação de várias aspectos que coincidem com o real extra-texto: o tempo
cronológico _ “Em junho de 1997, no dia 16” _ que também dialoga com o mesmo dia do
início da obra de James Joyce (16 jun. 1904),
Ulisses;
do espaço ficcional _ a cidade de
Buenos Aires _ e a ação, _ Congresso de Língua e Cultura Portuguesas , alguns personagens,
isto é, o próprio narrador _ “[...] eu, Miguel Real, português, amador de romances, curioso de
literatura, aluno do mestrado de Estudos Portugueses da Universidade Aberta de Lisboa e
professor de Filosofia em Sintra [...]”. (p. 17)
Eça de Queirós e
A Visão de Túndalo
Ainda algumas dúvidas permeiam na cabeça do leitor: Qual o significado do
título? Eça de Queirós, autor real, escreveu um conto com esse nome? Quem é Túndalo?
qual visão ele teve, por quê? Na página 49, o narrador-personagem informa ao leitor e
transcreve um trecho de “A Visão de Túndalo”- “texto do século XII, de autor anónimo
de origem irlandesa. A versão portuguesa, também anónima é do século XIV.”
(VTpEQ, p.49)
A visão de Túndalo
, narrativa de caráter moralizante (literatura visionária) _
exemplum
_ sermão visual, tinha por propósito ser relatada oralmente durante os
sermões, voltada à conversão dos fiéis, mostra os tipos de castigo com base nos sete
pecados capitais e as ações para se atingir o Paraíso: dar esmolas, freqüentar missas, dar
bens à Igreja e evitar a luxúria, e outras. Possui um forte caráter pedagógico, buscando
ensinar aos cristãos as normas corretas de comportamento. Túndalo, por ser um
cavaleiro pecador, fica como morto pelo espaço de três dias e sua alma é conduzida por
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