Página 4 - Jornal Nosso Câmpus - Ano VI ed. 9 - agosto de 2012

Projeto de extensão realiza con
O principal objetivo é estimular o gosto pela leitu
4
Nosso Câmpus
agosto/2012
Mayara Pavanato
O projeto de extensão
universitária “Contan-
do Contos, Amarrando
Pontos” é responsável
por desenvolver a con-
tação de histórias para
crianças em escolas de
Assis. Iniciado em 2007,
o grupo atualmente re-
aliza as atividades três
vezes por semana. As
crianças assistidas são
das três turmas de 3º
série da EMEIF “Profª
Alides Celeste Razaboni
Carpentieri”, localizada
no Jardim Paraná. As
contações acontecem nas
segundas e terças no pe-
ríodo diurno, e nas quar-
tas, durante o vespertino,
por aproximadamente
50
minutos. Além disso,
o grupo se reúne toda
segunda-feira, às 17h,
na sala de Psicodrama,
no CPPA. Essa reunião é
importante para a esco-
lha dos livros que serão
lidos, bem como para
a decisão das ativida-
des complementares. De
acordo com as coorde-
nadoras, há uma preo-
cupação de quais obras
serão levadas para as
crianças, quais tipos de
ensinamentos e valores
elas possuem, uma vez
que são ouvintes em fase
de profunda formação.
Uma das autoras sempre
requisitadas pelo projeto
é Ana Maria Machado,
que possui diversos li-
vros destinados ao pú-
blico infantil, como “O
menino que espiava pra
dentro”, “Dia de Chuva”,
Eu era um Dragão”, en-
tre outros.
Alunos do primeiro ano de Letras da Unesp de Assis durante a visita à ONG Braços Abertos
Algumas das participantes do projeto de extensão “Contando Contos, Amarrando Pontos”
O principal objeti-
vo do projeto é estimular
nas crianças o gosto pela
leitura, expandir seus
horizontes de expecta-
tiva e suas capacidades.
O grupo trabalha com o
aspecto lúdico da litera-
tura, ampliando as pos-
sibilidades do ato de ler.
Ou seja, juntamente com
os livros, os alunos res-
ponsáveis pela contação
também desenvolvem
com as crianças ativi-
dades de pintura, músi-
ca, teatro, entre outras.
Dessa forma, a interação
delas com obras pode
ser maior, estimulando-
-
as ainda mais. Além
disso, tira-se um pouco
da sensação de que o
livro é intocável, mero
objeto de veneração e
que deve permanecer
distante da realidade de
cada uma. O contato faz
com que ele se torne de
fato um companheiro,
um objeto com o qual as
crianças possam ter certa
proximidade, para mais
adiante poderem sentir-
-
se mais íntimas do ato
de ler.
Segundo os par-
ticipantes do projeto, as
mudanças que ocorrem
é que as crianças passam
a ir à biblioteca com fre-
quência para pegarem li-
vros, por exemplo. Além
disso, fazem sugestões de
livros para as semanas
seguintes, escolhem os
gêneros das histórias e
vão desenvolvendo certo
espírito crítico.
O projeto “Contan-
do Contos, Amarrando
Pontos” envolve diversas
áreas de conhecimento.
As principais são Lin-
guística, Letras e Artes,
estando diretamente li-
gadas também às áreas
de Educação e Cultura.
Participam desse projeto
estudantes de diversos
cursos do câmpus de As-
sis, como História, Letras
e Psicologia. Isso permite
uma troca bastante sig-
nificativa entre eles, pois
embora cada um possua
uma formação distin-
ta, esta se complementa
com outra no momento
da interação.
A coordenação está
em fase de transição. As-
sim, o cargo era ocupado
pelo professor João Luís
Cardoso Tápias Ceccan-
tini, do departamento de
Literatura, recentemente,
foi atribuído à professora
Foto: Arquivo Pessoal
ESPEC
Foto: Mayara Pavanato