Page 89 - A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro

Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1958-2008) 50 anos. Por que comemorar?
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tratava bem a cisão sócio-política e cultural entre a cidade e os uni-
versitários. Professores e alunos, na sua grande maioria oriundos de
outras cidades, despertavam um sentimento de invasão. No Curso
de Psicologia, os primeiros professores eram todos de fora. Jovens
forasteiros vindos em busca de uma boa oportunidade, como do-
centes de ensino superior, mas que partiam tão logo encontrassem
outra colocação, em universidade de maior prestigio ou em grandes
cidades.
O estrangeirismo, impulsionado pela ausência de vínculos
prévios com o lugar, se fixou fortemente como uma das marcas do
Curso de Psicologia. Opróprio nome soava estranho, assim como os
personagens que se criavam em torno dele. Demorou algum tempo
para que a Psicologia e os psicólogos se tornassem mais familiares e
reconhecidos como parte da urbe. Aos poucos, alguns dos primei-
ros estrangeiros, professores e alunos, foram se fixando e criando ra-
ízes.Também aos poucos, filhos da própria terra despertaram para a
boa oportunidade profissional que se abria no campo da psicologia,
tanto na cidade como na própria Faculdade.
A constituição da Fafia como um corpo estranho à cidade foi
um pouco mais complexa do que pode parecer a um primeiro olhar.
Logo no início, com a instalação do Curso de Letras, fala-se que
havia uma grande cordialidade e proximidade entre os professores
recém- chegados, a maioria vindos da Capital, e uma parcela da eli-
te local que procurava firmar seu poder pelo veio intelectual. Essa
nova elite emergente era formada, principalmente, por profissionais
liberais e herdeiros de famílias vinculadas às oligarquias rurais que,
no entanto, começavam a buscar a continuidade de sua dominação
econômica, cultural e política no ambiente intelectual e nas profis-
sões de nível superior.
Os primeiros professores eram todos de fora, mas os alunos
eram majoritariamente da cidade e isso também se repetiu no Cur-
so de Psicologia, quando suas primeiras turmas foram constituídas.
Aos poucos, os cursos principalmente o de Psicologia, tornaram-