Page 75 - A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro

Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1958-2008) 50 anos. Por que comemorar?
75
to jovens e não haviam completado ainda sua formação acadêmica,
o que não poderia ser feito no Campus onde não se cogitava, ainda,
de promover cursos de pós-graduação.
Essas questões, propostas pelas organizações estudantis,
conduziram a uma aproximação entre estudantes de várias faculda-
des. Poderíamos dizer, assim, que o movimento estudantil, o qual
de longa data já possuía sua forma de organização, pela UNE, trou-
xe uma primeira tentativa de aproximação dos Institutos Isolados.
Ainda que as propostas fundamentais desses tempos estivessem
mais voltadas para a questão dos excedentes, este não era o proble-
ma do Departamento de História de Assis, onde não havia deman-
da reprimida. Era a reivindicação, juntamente com a questão dos
residentes, da Faculdade de Medicina de Botucatu, por exemplo.
Apesar dessa ressalva, havia entre os estudantes outras questões
motivadoras de ação, além de um forte apelo à solidariedade.
As questões em pauta começam a se tornar mais intensas e
mais notórias em 1967, 1968. Omovimento estudantil havia adqui-
rido grande amplitude, sendo sua visibilidade marcada pelas passe-
atas que se tornaram cada vez mais frequentes em 1968. Esse esta-
do de coisas levou o governador Abreu Sodré a instituir os Fóruns
de Debate, com a finalidade de tirar os estudantes da rua, levando
o movimento para dentro das escolas. Era ainda uma tentativa de
institucionalizar o debate sobre a reforma universitária. As Con-
gregações ficaram encarregadas de sistematizar os temas debatidos
nos fóruns, apresentando sugestões para a reforma universitária. Os
fóruns eram a possibilidade de recrutamento e de encontro daqueles
que queriam discutir os temas do momento. Os principais temas
discutidos nos Fóruns giravam em torno da reforma universitária,
sendo uma oportunidade para a revisão da condução dos trabalhos.
Na verdade, os Fóruns foram verdadeiras assembléias integrando
professores, estudantes e funcionários na busca da identificação dos
principais problemas enfrentados no momento.
Para os docentes, havia a preocupação resultante das pro-