Page 73 - A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro

Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1958-2008) 50 anos. Por que comemorar?
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notando-se entre os docentes uma certa vaidade em se mostrarem
atualizados, bem informados a respeito do avanço da ciência. Isso
não impedia a projeção de alguns posicionamentos coletivos como
a preocupação com estudos de história econômica, passando pelo
marxismo, pelo estruturalismo, na busca de compreensão e aplica-
ção de uma história mais conceitual, mais voltada para o questiona-
mento de várias ordens. Na tentativa de compreensão e aplicação de
conceitos marxistas, destaca-se o fascínio pelos estudos de “modos
de produção” marcando uma tendência, muito evidente na época,
de uma história com fundamentos na política e na economia.
Inicialmente, o curso de Histórias era diurno e as aulas eram mi-
nistradas no período da tarde. As manhãs eram reservadas a uma
prática que se generalizou posteriormente – o atendimento de alu-
nos, isso significando uma orientação para o desenvolvimento de
suas pesquisas, oferecendo-se aos estudantes sugestões de leituras,
de forma a contribuir para a organização dos trabalhos particular-
mente apresentados na forma de seminários. Posteriormente, com
a criação dos cursos noturnos, as aulas passaram a ser ministradas
na parte da manhã e à noite reservando-se o período da tarde para o
atendimento dos alunos.
Nos primeiros anos havia apenas o prédio que chamamos
hoje de Prédio I. Cada Departamento tinha sua própria biblioteca,
muito incipiente ainda; no caso do Departamento de História, havia
uma biblioteca geral, com obras de referência, localizada no meza-
nino. Para suprir as deficiências iniciais da biblioteca era comum
aos professores colocarem suas bibliotecas particulares para uso dos
estudantes. Muitos dos primeiros professores eram recém-doutores
ou estavam ainda completando seu doutorado. Era comum então
a realização das chamadas “reuniões científicas”, quando era dada
oportunidade ao docente de apresentação de seus trabalhos em an-
damento para discuti-los com colegas ou para realizar comentários
sobre livros recentemente publicados.
Os primeiros anos foram difíceis para a implantação do cur-