Page 133 - A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro

Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1958-2008) 50 anos. Por que comemorar?
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Tomo a liberdade, por fim, de fazer referência a outra ativi-
dade, de natureza administrativa, por mim desempenhada no ano
de 1993; embora tal atividade não estivesse vinculada à Universi-
dade, o estava à dimensão intelectual, científica e acadêmica que me
ligava à UNESP. Trata-se da minha nomeação, de parte do então
Senhor Prefeito Municipal da Cidade de São Paulo, para presidir o
Departamento do Patrimônio Histórico – DPH, órgão vinculado à
Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de São Paulo.
Retornemos ao período em que exerci o primeiro mandato de Di-
retor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, que se
estende de setembro de 1971 a setembro de 1975, e me seja permi-
tida a análise e reflexão de um momento de natureza política em
permanente processo de abordagem e estudo.
O início da década de ’70 do século XX, sob o governo do General
Médici, é de uma dimensão sombria para o país e para tudo e para
todos que o integravam, que o sustentavam, que lhe davam uma
espessura científica, artística, cultural e econômica. Não cabe neste
texto, no entanto, uma abordagem mais aprofundada das questões
institucionais do momento histórico em análise, em face dos reite-
rados estudos aprofundados sobre a questão, já divulgados.
Convém, porém, fazer algumas poucas referências. Poderí-
amos fixar em uns poucos polos o momento político/institucional/
acadêmico deste período entre 1971 e 1975, em particular visto de
um Instituto Isolado de Ensino Superior. Um polo: Governo fede-
ral; outro polo: Governo do Estado de São Paulo; outro polo: Coor-
denador da CESESP; outro polo: Diretor de Instituto Isolado; outro
polo: Professores e Alunos do Instituto; outro polo: Administração
Política e Comunidade do Município onde se insere o Instituto Iso-
lado.
Torna-se delicada, sutil, única a posição do Diretor da Uni-
dade Universitária no contexto acima referido. A ele competia
acolher, difundir e aplicar as determinações, sugestões, projetos,
propostas originados nos Governo Federal, Governo Estadual, Co-