Page 105 - A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro

Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1958-2008) 50 anos. Por que comemorar?
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Porém, não podemos cair na armadilha da romantização do
passado como forma de defesa contra os desafios do presente ou até
mesmo contra as possibilidades que nele se abrem. É inegável que
se respira, mesmo no interior da Universidade, um clima de maior
liberdade, flexibilidade e tolerância do que nos tempos da ditadura
militar. No fundo, o regime militar instalou, no plano macropolíti-
co, o autoritarismo profundamente arraigado na mentalidade bra-
sileira e fortemente presente no plano micropolítico. A conquista
da democracia, no plano macropolítico, foi acompanhada por toda
uma distensão e liberalidade nas relações sociais como um todo, nos
costumes e nos valores. As relações familiais, as relações pautadas
pela diferenciação de gênero, as relações adulto-criança, o relacio-
namento dos jovens com os mais velhos, o relacionamento entre
patrão e empregado, enfim, a vida se tornou menos enrijecida, com
amplas reformulações dos modelos de relações sociais, no sentido de
um abrandamento das formas ostensivas de opressão. As chamadas
minorias, igualmente, conquistaram espaços maiores na sociedade
e lograram direitos à co-existência.
Podemos até objetar, argumentando que tais mudanças,
tomadas como avanços libertários, apenas escamoteiam formas de
opressão e controle ainda mais cruéis, invasivas e aprisionantes.
Afinal a proibição do gozo é tão opressiva como a obrigatoriedade
de gozar. Ser “barrado do baile” é tão castrador como a obrigação de
ir a ele e ter que dançar.
Mesmo assim, não seríamos tronchos ou sadomasoquis-
tas, enaltecendo um presumível estado de felicidade de tempos nos
quais havia muitas válvulas de escape ou “linhas de fuga”, como se
diria atualmente, mas que se vivia numa condição de intensas pres-
sões e constrições, abrangendo desde a prática política nos espaços
públicos até as comezinhas aventuras sexuais e amorosas.
OCurso de Psicologia enfrentou, até mesmo no plano intra-
institucional, as vicissitudes de relações fortemente marcadas por