Page 103 - A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro

Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1958-2008) 50 anos. Por que comemorar?
103
atividade de supervisão. A figura do estágio e da supervisão não era
antes tão emblemática. Sua notabilidade, atualmente, denota uma
mudança na rotina de atividades de professores e alunos intima-
mente relacionada aos rumos tomados pelo Curso no contexto das
demandas sociais que recaem sobre ele. À semelhança de tantos ou-
tros cursos, a Psicologia de Assis iniciou-se com uma forte presença
do behaviorismo e da psicologia experimental. Potencializada por
essa corrente da psicologia, as atividades de laboratório ocupavam
boa parte dos afazeres dos alunos e dos docentes. A pesquisa recebia
uma consideração especial, reforçando a presença de alunos e do-
centes em laboratórios de realização ou reprodução de experimen-
tos.
Porém, a psicologia experimental não vingou em Assis,
como em outros lugares. Aos poucos, outras escolas da psicologia
foram conquistando espaço e caindo no gosto dos alunos, além do
que, a abertura que o curso sempre deu para disciplinas complemen-
tares, provenientes das áreas de humanidades, como antropologia,
sociologia e filosofia, fortaleciam as correntes e teorias da psicologia
com enfoques que privilegiavam o entendimento do psíquico em
relações com a história, a cultura, a economia e com a organização
social.
Ao mesmo tempo, as atividades curriculares foram se dis-
tanciando de práticas laboratoriais e de uma formação teórica basea-
da na leitura e se aproximando de práticas de intervenção, mediante
projetos de extensão de serviços à comunidade. A célebre dicotomia
entre a teoria e a prática passou a tender para a prática. Com isso,
os estágios, antes desvalorizados e evitados pelos alunos, passaram
a ser disputados e supervalorizados. A busca de uma formação pro-
fissional, orientada estrito senso para o atendimento das demandas
do mercado de trabalho, passou a ser o mote da procura pelo Curso.
A última reestruturação curricular demonstra bem essa ten-
dência estimulada pelas diretrizes estabelecidas pelo MEC. Os es-
tágios se iniciam bemmais cedo e tão logo se encerram o estágio e as