Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 1090

Manipulações:
sedução
(minha amiga);
intimidação
(quase-crise);
provocação
(dever votar
para impedir a crise).Os Programas permanecem virtuais até que se finalize a análise ou
que se obtenha a confirmação de que o sujeito de Estado que se encontrava disjunto do
Objeto-Valor, finalizou seu percurso de busca em conjunção a esse objeto.
Semântica Narrativa
Lula sujeito do
fazer/fazer
para alcançar o objeto-Valor (Poder, ou seja, ser Presidente da
República), precisa de meios para desenvolver o seu percurso de conformidade com o
eleitor, sujeito de estado (que se transformará no decorrer da narrativa em sujeito operador).
O voto nesse caso, passava a ser um objeto-modal do eleitor, para a ascensão desse
candidato ao poder. Conforme Santana (2001, p. 132)
(...) o sujeito não busca o objeto em si, mas o valor que se encontra investido no objeto; esse
valor, numa abordagem semiótica, assumido pelo sujeito, caracteriza a ideologia, definida
como busca permanente de valores, e toma a forma do arranjo sintagmático desses valores,
por oposição à axiologia que se designa pelo seu modo de existência paradigmática.
III) - Estruturas Sêmio- narrativas profundas
- Sintaxe Fundamental
A busca pelo poder. O poder é a modalização fundamental do discurso político, sendo
igualmente, o “Poder”, objeto-Valor de busca que movimenta os candidatos a cargos
eletivos. As oposições trabalhadas pelo sujeito da enunciação, produzem um efeito mínimo
de sentido. “Voto de confiança”, “oportunidade”, “tanto me preparei”, “Brasil novo”,
contextualiza o sema mudança, contraposto à continuidade, virtualizando a ruptura como
valor eufórico e a não-ruptura como valor disfórico.
No quadrado semiótico, na qualidade de metatermos superior e inferior, demonstraremos as
transformações positivas e as não positivas, responsáveis pelos estados de ruptura radical
com o passado e de não ruptura.
FIGURA I
TRANSFORMAÇÕES POSITIVAS
1...,1080,1081,1082,1083,1084,1085,1086,1087,1088,1089 1091,1092,1093,1094,1095,1096,1097,1098,1099,1100,...1290
Powered by FlippingBook