A LINHAGEM EVOLUTIVA DO HOMEM


Tendo analisado as relações filogenéticas atuais entre nossa espécie e os Pongídeos , as questões seguintes são:

  •  Quais os processos e pressões seletivas que atuaram sobre os nossos antepassados que causaram a separação entre os Pongídeos e a linhagem humana ?

  • Quais as características peculiares do Homo sapiens sapiens resultantes desse processo evolutivo ?

 

Como poderemos verificar nestas páginas, nos últimos anos foram publicados uma grande quantidade de trabalhos que representam a fascinante busca dos Primeiros Hominídeos. A figura abaixo pode ilustrar a complexidade de fósseis descobertos até o momento e suas principais características

 

 

No mapa abaixo estão indicados os principais sítios arqueológicos na África e seus respectivos fósseis.

 

 

 

    A imagem ao lado representa o Retrato de Família (CD-ROM - Origens do Homem que utilizaremos como material ilustrativo nas aulas)

 


Aparecimento da Linhagem Humana e Origem do Bipedalismo


 

O clima do Velho Mundo tornou-se mais seco nos últimos 5 milhões de anos (desertificação da África). O soerguimento do teto africano e conseqüente contenção da umidade alterou a cobertura florestal que tornou-se mais aberta no Leste Africano como está representado abaixo: 

 

 

Uma das características peculiares da nossa espécie surgiu há aproximadamente 4,5 milhões de anos ou mais. Darwin, no século retrasado, considerou que o andar bípede estaria associado a liberação das mãos para utilização de ferramentas, esta explicação foi aceita durante aproximadamente 1 século, portanto teria aparecido há pelo menos 2,5 milhões de anos com o Homo habilis. Na década de 1970, com as descobertas de Johanson, esta característica já estaria presente há 3,5 milhões de anos nos Australopithecus afarensis, portanto anteriormente ao uso de ferramentas. Tanto Tim White, quanto Maeve Leakey ambos em 1994, diminuíram ainda mais o surgimento dessa característica, que estaria presente no Australopithecus anamensis  (4,2-3,9 milhões de anos) e possivelmente estaria presente no Ardipithecus ramidus (4,5 milhões de anos). Em 2001, Pickford descobriu o Orrorin tugenensis (Homem do Milênio) e empurrou a origem do bipedalismo a mais de um milhão de anos atrás.

 Uma forma de interpretar a  aquisição do andar bípede estaria relacionada a maior capacidade de relacionamento sexual das  fêmeas de driopitecíneos (entre aproximadamente 25 e 5 milhões de anos), com isso foram capazes de manter os machos perto de si por mais tempo. e portanto, os machos que trariam os alimentos, sendo que, a necessidade de carregar alimentos com as mãos, para dividi-los com os parentes mais próximos é que teria tornado a postura bípede adaptativa (selecionada favoravelmente no processo evolutivo).

Há evidência que os Hominídeos teriam desenvolvido bipedalismo anteriormente ao desaparecimento de bosques e florestas na África oriental,  ao contrário de suposições prévias. Isto significa que, nossos antepassados foram pré-adaptados " por casualidade " às condições de seca e ambiente mais aberto, o que veio prevalecer mais tarde na África oriental. Portanto os últimos anos produziram vários achados importantes que provavelmente ainda irão modificar nossa visão de evolução dos Hominídeos.

Nas figuras abaixo podemos observar a modificação na interpretação dos fósseis a partir do final da década de 70 e início dos anos 80, as discussões eram sobre a posição da espécie Australopithecus afarensis descrita por Johanson, na base da linhagem hominídeos. Após vinte anos como Hominídeo mais primitivo a Lucy perdeu tal posto para as descobertas de Maeve Leakey e também de Tim White, hoje, temos em foco as polêmicas representadas pelas descobertas de julho de 2001 e de julho de 2002, respectivamente o Homem do Milênio e Toumai.

 

 

 

Na figura ao lado podemos verificar em escala temporal, os hominídeos após as descobertas de 1994. Posteriormente os fósseis descritos por Tim White denominados inicialmente Australopithecus ramidus, após reanálise passou a ser denominado Ardipithecus ramidus (devido possuir grandes diferenças em relação aos Australopitecíneos).

 

Abaixo colocamos ilustração da Revista Veja de 28/04/1999 para ilustrar os principais passos da linhagem dos Hominídeos.

 

 

 

 

Observe as figuras obtidas da Revista Veja e da Folha de São Paulo mostrando duas diferentes interpretações sobre a linhagem evolutiva humana.

 

 

 

 

Nas próximas páginas iremos considerar as etapas mais consolidadas para análise pormenorizada de nossos ancestrais:

 

 

Os Primeiros Hominídeos

 

A Linhagem Homo