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Nosso
Câmpus
setembro/2012
Nayana Camoleze
Na Sala da Congregação foram exibidos artesanatos das entidades assistenciais
Exposição de livros relacionados aos temas debatidos no evento
O anfiteatro ficou lotado durante todo o Fórum
Foram organizadas oficinas voltadas aos professores das redes de ensino municipal e estadual
III Fórum de Educação Inclusiva é
organizado pela UNESP/Assis
INCLUSÃO
No Salão de Atos foram re-
alizados, nos dias 27 e 28 de
agosto, o III Fórum de Educa-
ção Inclusiva, sob o tema “
Re-
pensando o papel do professor
na sala regular”.
O encontro tem apoio do
governo do estado, através da
Secretaria da Educação, da Di-
retoria de Ensino de Assis, do
Departamento de Psicologia
Experimental e do Trabalho,
das secretarias municipais da
Educação e Assistência Social,
e da Prefeitura.
O encontro incluiu pales-
tras e oficinas voltadas espe-
cificamente a professores das
redes de ensino municipal
e estadual; seu objetivo foi
explorar o papel do profes-
sor relacionado a educação
inclusiva”, comentou o pro-
fessor Eduardo Galhardo, da
organização.
A abertura do Fórum fi-
cou por conta dos alunos da
APAE - Associação de Pais
e Amigos dos Excepcionais
-,
que exibiram o espetácu-
lo
Alegria”
baseado em nú-
meros que integram o Circo
de Soleil, preparado espe-
cialmente para a ocasião. O
evento também teve a parti-
cipação das entidades SIM e
SER.
Nossos alunos apresenta-
ramuma exibição preparada na
oficina de expressão corporal,
que trabalha entre outros as-
pectos, a coordenaçãomotora e
minimiza, por exemplo, a timi-
dez e o estresse, contribuindo
assim com a melhoria da qua-
lidade de vida; a apresentação
foi linda, contou com muita
alegria e colorido”, comentou a
professora Terezinha Apareci-
da Santana Zanotti, responsá-
vel pelos ensaios na APAE.
Esta é a primeira vez que
a APAE participa do Fórum
com uma oficina, cujo tema
foi “Trabalho com deficiente
intelectual pervasivo” e com a
intenção de explorar o tema e
apresentar alternativas. O alu-
no pervasivo é aquele que ne-
cessita de apoio constante ou
cuidado permanente, ou seja,
precisa de auxilio em todas
as suas atividades cotidianas;
por isso a APAE visa traba-
lhar com esses alunos, ofere-
cendo-lhes possisbilidade de
explorar suas habilidades, re-
duzindo ou minimizado sua
dependência, e, dessa forma,
promovendo e ampliando sua
própria inclusão”, explicou a
coordenadora pedagógica da
APAE, Maria Esmeralda Nas-
cimento Martins.
Além dessa atividade, hou-
ve uma exibição dos alunos do
Projeto SER. Na sequência fo-
ram organizadas mesas redon-
das com convidados. Foram
oferecidas oficinas voltadas
aos professores. E no saguão
ficaram expostos artesanatos
de entidades assistenciais e li-
vros sobre os temas debatidos.
Foto: Bruno Silo
Foto: Bruno Silo
Foto: Bruno Silo
Foto: Bruno Silo