esenvolver a cidadania em
s e adultos
ra melhorar sua autoestima e estimular novos horizontes
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Nosso
Câmpus
outubro/2012
O objetivo é ampliar o horizonte de perspectivas, do ponto
de vista da cidadania
AL
mas como Ação Jovem,
Pró-Jovem, entre outros.
A partir disso, as
atividades que, anterior-
mente, aconteciam em
apenas uma instituição
foram modificadas por
critérios de territoria-
lidade. Tanto crianças,
como adolescentes pas-
saram a ser atendidos de
acordo com o local onde
moravam. Em meio a
essas transformações,
o Projeto ABC foi dis-
solvido, e as atividades
voltadas para as crian-
ças passaram a ser fei-
tas nas próprias escolas.
Os grupos de apoio aos
adolescentes também
sofreram mudanças. Os
psicólogos e estagiários
tiveram mais autonomia
para realizar seu traba-
lho, incluindo a possibi-
lidade de apresentarem
propostas referentes à
arte, cultura e universi-
dade. Atualmente, existe
uma meta dos programas
do Estado que visa a
torná-los mais capacita-
dos para o mercado de
trabalho, por meio da
oferta de oficinas profis-
sionalizantes e cursos de
informática, por exem-
plo.
Hoje, o projeto “A
Universidade nos pro-
gramas sociais do muni-
cípio” tem se desenvol-
vido, visando facultar
aos grupos assistidos o
entendimento de si mes-
mos, bem como de suas
relações com a família, a
escola, a sociedade e os
demais. Trata-se de uma
maneira de expandir as
perspectivas de vida de
cada um, para que te-
nha oportunidade de se
enxergar como cidadão,
com direitos e deveres a
serem exercidos.
As mulheres tam-
bém integram o projeto
de extensão há cerca
de um ano. Af inal, o
CRAS cadastra as famí-
lias e não apenas um dos
membros. Há grupos de
mães dos adolescentes
assistidos, bem como de
mulheres. As questões
trabalhadas referem-se
às relações com o mari-
do, os filhos, a família,
os vizinhos. Também de
preocupações em relação
aos filhos, como drogas e
prostituição, por exem-
plo, além do cuidado
com elas mesmas e a for-
ma como se veem peran-
te a sociedade. Os efeitos
do tratamento não são
imediatos e acontecem
de maneira sutil. Porém,
há uma reação visível
que é o bem-estar que as
reuniões proporcionam
a elas.
O CRAS do Jar-
dim Paraná, em Assis,
atualmente, atende cerca
de 25 adolescentes e 40
mulheres. Além disso, os
estagiários do projeto de
extensão realizam rodas
de conversas com mães
de internos da Fundação
Casa, ou de filhos que es-
tão cumprindo medidas
socioeducativas.
A professora He-
loisa Rogone também é
membro do Conselho
Municipal dos Direitos
da Criança e do Ado-
lescente de Assis. Esse
Conselho realizou, em
2011,
aproximadamente
15
Conferências Livres
para discutir e pensar
políticas públicas rela-
cionadas à cidadania.
Os conferentes foram
até os estudantes, que
tiveram suas propostas
catalogadas e aprovadas
em uma pré-conferên-
cia. Além disso, um dos
adolescentes assistidos
pelo projeto também
participou, em 2012, da
9
ª Conferência Nacional
dos Direitos da Criança
e do Adolescente (CND-
CA). Entre as propostas
feitas pelos jovens apa-
recem reivindicações de
melhorias nas condições
físicas das escolas, na
qualidade da alimenta-
ção e da educação. As
propostas incluíam até
mesmo eleição para o
cargo de diretoria das es-
colas, com campanhas de
suas plataformas. Além
disso, foram realizadas
mais discussões acer-
ca de sexualidade, rela-
ção entre pais e filhos,
bem como entre alunos
e professores. Os jovens
também sentem falta
de espaços destinados
ao lazer, como pistas de
skate e salas de projeção
de filmes, por exemplo.
Segundo eles, a estrutura
que existe está mal con-
servada. Também, foram
propostas melhorias na
área da saúde, por meio
da oferta de mais equi-
pamentos nos postos e
hospitais, e da contrata-
ção de médicos especia-
listas, como pediatras e
geriatras.
Atualmente, o pro-
jeto de extensão “A Uni-
versidade nos programas
sociais do município”
conta com oito estagiá-
rios, sendo três bolsistas
da PROEX. São estudan-
tes de diversos períodos
do curso de Psicologia
da UNESP de Assis. O
grupo faz reuniões se-
manais para refletir sobre
as atividades realizadas
e definir o que será feito
em ações futuras. Além
disso, há discussões te-
óricas acerca dos temas
tratados e das maneiras
de abordá-los.
Foto: Arquivo pessoal
Busca em ampliar as perspectivas, do ponto de vista da cidadania
Foto: Arquivo pessoal