Projeto de extensão busca
adolescent
O objetivo é expandir a perspectiva de vida dos atendidos, p
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Nosso
Câmpus
outubro/2012
Mayara Pavanato
O projeto de exten-
são “A Universidade nos
programas sociais do
município” tem como
principal vertente de-
senvolver a cidadania
nos grupos assistidos. As
atividades tiveram início
em 1998, como um tra-
balho pertencente ao es-
tágio curricular do curso
de Psicologia da UNESP
de Assis. A coordenação
é da professora Heloisa
Maria Heradão Rogone,
do Depar tamento de
Psicologia Clínica.
Em uma perspectiva his-
tórica, Heloisa Rogone
informa que, a princípio,
o projeto atendia crian-
ças em situação de risco,
nos moldes da clínica
tradicional. Os atendi-
mentos eram realizados
no Centro de Pesquisa
e Psicologia Aplicada
(
CPPA), no câmpus da
UNESP, porém houve
necessidade de mudan-
ça na perspectiva dos
tratamentos. O projeto
passou, então, por trans-
formações na maneira
como era realizado, os
atendimentos passaram
a ser feitos não mais no
câmpus, mas na institui-
ção ligada à Secretaria
de Assistência Social da
cidade de Assis, com
que o projeto da UNESP
realizara uma parceria.
Esse grupo voltado para
as crianças chamava-se
Projeto ABC (Aprender,
Brincar e Crescer).
As crianças que par-
ticipavam desse Projeto
não buscavam apenas
tratamento psicológico
de forma isolada, tam-
bém eram mot ivadas
pelas atividades realiza-
das na instituição. Cada
tema, sempre relaciona-
do com o eixo central da
cidadania, era trabalha-
do de maneira distinta.
Para tanto, ofertavam-
-
se oficinas temáticas,
bem como dinâmicas em
grupo, cantigas de roda,
Projeto Adolescer: atividades com caráter mais reflexivo, como dinâmicas e grupos de conversas
entre outras. Além disso,
eram feitas atividades
de caráter mais lúdico
voltadas para crianças,
como pintura e criação
de objetos. Para essas
atividades, as crianças
eram divididas em gru-
pos, organizados pelos
estagiários.
Doi s anos mai s
tarde, o projeto de ex-
tensão expandiu e todas
as crianças da institui-
ção puderam participar.
Além disso, adolescen-
tes também passaram a
ser atendidos. Para eles,
criou-se o grupo Projeto
Adolescer. Suas ativida-
des tinham caráter mais
reflexivo, eram feitas por
meio de dinâmicas, gru-
pos de conversas e peças
de teatro, por exemplo.
Poster iormente,
os projetos se alteraram
novamente. Houve uma
mudança na Secretaria
de Assistência Social e os
grupos foram destinados
aos CRAS (Centro de
Referência de Assistência
Social). De acordo com o
Ministério do Desenvol-
vimento Social, o CRAS
é uma entidade pública e
estatal “responsável pela
organização e oferta de
serviços da Proteção So-
cial Básica nas áreas de
vulnerabilidade e risco
social”. Ele realiza um
trabalho que tem como
objetivo fortalecer os
vínculos familiares, pro-
movendo o acesso aos
direitos e contribuindo
para a melhoria na quali-
dade de vida das famílias.
Além disso, também é
responsável por progra-
ESPEC
Foto: Arquivo pessoal
Adolescentes atendidos pelo Projeto de Extensão durante as atividades
Foto: Arquivo pessoal