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Nosso Câmpus
agosto/2012
POESIA
Mayara Pavanato
Seminário “Leituras da Modernidade”
tem poesia como eixo principal
Nos dias 14, 15 e 16 de
agosto real izou-se o IV
Seminário Leituras da Mo-
dernidade, que abordou
como tema os “Entornos
da Poesia”. O Seminário
é uma re a l i zação anu-
a l do Depar tamento de
L i t e r atur a e do Gr upo
de Estudos de Literatura
Contemporânea (GELC),
da UNESP – Assis.
A programação in-
cluiu conferências, sessões
de comunicação, oficinas
de poesia, mesas-redon-
das , lançamentos de l i -
vros e atividades culturais,
como apresentações musi-
cais e do Grupo de Choro
do Instituto de Artes da
UNESP – São Paulo. Entre
os conv idados es t avam
os professores Helder Pi-
nheiro (UFCG), Ana Luisa
Amaral (Universidade do
Por to – Por tugal), Vera
Lúcia de Oliveira (Univer-
sità degli Studi di Perugia),
Fernando Fábio Fiorese
(
UFJF), Paola Poma (USP),
Mônica Simas (USP), Mar-
lise Vaz Bridi (USP/Ma-
ckenz i e) , Vera Te ixe i ra
Aguiar (PUC – RS), Mar-
cos Siscar (UNICAMP),
Oscar D’Ambrosio (Crítico
de arte e coordenador de
imprensa da Assessoria de
Comunicação e Imprensa
da UNESP), Sofia Maria
de Sousa Si lva (UFRJ ) ,
Renan Nuernberger, entre
outros.
A cada ano o even-
to debate um tema, que
discute a Literatura e seus
desdobramentos para ou-
t r as áreas do conhe c i -
mento. Um dos principais
obj et ivos da edição em
2012
foi refletir acerca dos
fundamentos da poes i a
moderna e contemporâ-
nea. Além disso, abrir a
discussão sobre como as
mudanças tecnológicas e
materiais modificaram a
percepção de mundo, es-
paço e tempo, o que está
diretamente ligado aos po-
etas modernos e os temas
dos quais eles tratam.
O panorama da edu-
cação também esteve em
pauta, principalmente por
meio do percurso históri-
co da poesia destinada às
crianças e aos adolescentes
no contexto brasileiro. O
lugar ocupado pela poesia
na contemporaneidade em
âmbito escolar foi proble-
matizado, tendo em vista
sua quase marginalidade.
Deduziu-se, por meio das
discussões, que o sistema
educacional para crian-
ças e adol es cent es não
tem formado bons leito-
res de poesia, pois ainda
há pouco estímulo para
a leitura e interpretação
desse gênero. Além disso,
abordaram-se, durante o
Seminário, diferentes es-
tratégias didáticas para se
ensinar poesia.
O professor Helder Pi-
nheiro, da UFCG, com di-
versas pesquisas nas áreas
de Literatura Brasileira,
Infantil e de Cordel, tratou
da importância da leitura
de poesia em sala de aula.
Sua experiência em ensino
provém também dos 13
anos que lecionou para
estudantes do ensino fun-
damental e médio.
De acordo com esse es-
tudioso, alguns dos ques-
tionamentos que devemos
fazer a nós mesmos são
“
como me tornei um leitor
de poesias e de que mundo
eu venho?”. “Isso porque
é importante saber qual
O evento reuniu diversos pesquisadores para o debate acerca do gênero
é o seu próprio contexto
literário para compreender
melhor algumas necessi-
dades e ter claro qual é o
tipo de bagagem cultural
que carregamos”, afirma
Helder. Para ele, a Aca-
demia, muitas vezes, não
atribui o devido valor a
alguns gêneros literários,
cabendo, então, ao media-
dor da leitura fazê-lo.
De acordo com o es-
tudante do primeiro ano
de Letras, Diogo Sigari,
um dos participantes do
evento, as atividades re-
a l i zadas pe lo “Le i turas
da Modernidade” foram
“
ótimas, em especial pela
atenção dedicada à poesia
feminina portuguesa”.
Professora Vera Lúcia de Oliveira, da Università degli Studi di Perugia
Ana Luisa Amaral, poetisa e professora na Universidade do Porto
Foto: ofazedordeauroras.blogspot.com
Foto: jivmcavaleirodefogo.blogspot.com