Page 97 - A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro

Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1958-2008) 50 anos. Por que comemorar?
97
psicologia brasileira, muitos ainda vivos, trabalharam em Assis e
deixaram legados importantes.
Era marca da ciência e da cultura a abertura e o relaciona-
mento com os exteriores. O ambiente universitário respirava pro-
fundamente os ares da modernidade, cultivava seu espírito univer-
salista, progressista e renovador. A atividade política também se
fazia em estreita conexão com correntes ideológicas e organizações
políticas, interligadas mundialmente.
OCurso de Psicologia, particularmente, acabou criando um
ambiente bastante favorável à discussão, à crítica, à liberdade de ex-
pressão e à convivência entre os pares e entre professores e alunos.
Embora, quando de sua implantação, ainda predominasse na estru-
tura da Universidade o sistema de cátedra, fortemente verticalizado
e centrado na figura do “detentor da cadeira”, ou seja, o líder de
uma disciplina que orientava seus discípulos e auxiliares, o Curso
de Psicologia não teve como se pautar nesse modelo de organização.
Primeiro porque, como ciência e profissão relativamente jovem, não
dispunha de grandes mestres em número suficiente para comandar
toda sua vertiginosa expansão e, segundo, porque os poucos que
existiam se concentravam nos grandes centros, deixando o interior
para os novatos.
Instalou-se rapidamente no Curso de Psicologia de Assis
um clima de convivência amistosa, informal e próxima, com a pre-
sença maciça de professores jovens, recém-formados, a maioria cur-
sando a pós-graduação, professores que não vislumbravam o curso
de Assis como um feudo para instalar seus domínios porque não
pretendiam fixar aqui seus territórios. Contribuiu também para a
criação de um clima de flexibilidade e abertura para os exteriores
o fato de contar, desde seu início, com a colaboração de professo-
res de outros cursos, especialmente, do curso de Filosofia, nascido
no mesmo ano. Aliás, os professores do Curso de Filosofia, além
da importância que tiveram na formação dos alunos da Psicologia,
exerceram um papel de destaque na divulgação desse curso na ci-