Page 71 - A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro

Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1958-2008) 50 anos. Por que comemorar?
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duação na busca de melhores resultados, promover a implantação
da informatização em suas propostas de caráter pedagógico, estudar
a apresentação de novos cursos, entre outras iniciativas marcantes.
Minha fala vai se restringir ao primeiro momento dessa cronologia,
lembrando a forma pela qual foram criadas as unidades tais como
a Faculdade de Assis, os Institutos Isolados de Ensino Superior do
Estado de São Paulo. Essas escolas, criadas em diferentes pontos do
Estado de São Paulo, tendo como modelo a Faculdade de Filoso-
fia da Universidade de São Paulo, possuíam o objetivo comum de
proporcionar à sociedade do interior paulista um ensino superior
de qualidade sendo que, especificamente as chamadas faculdades
de filosofia, estiveram ligadas à formação de professores. As outras
faculdades isoladas visavam a formação de profissionais da saúde,
ou tinham como objetivo atender às demandas do campo.
Foram essas escolas que, criadas praticamente sem um pla-
nejamento coletivo, de forma mais ou menos aleatória, em diversos
pontos do Estado de São Paulo, adotaram procedimentos particula-
rizados e seguiram suas vidas em atendimento ao que fora proposto
ministrar um ensino de qualidade escolhendo seus próprios meios
para chegar a esse fim, sem que houvesse entre elas uma tentativa de
articulação, ao contrário, até às vezes competindo entre elas, ainda
que às vezes numa mesma área. Apesar de essas escolas terem sido
criadas pela vontade do Estado, seguindo uma diretriz de interesse
da política educacional do momento, o ato de criação foi profunda-
mente marcado por um sentimento de posse, de apropriação das co-
munidades locais que abrigaram essas escolas. Algumas vezes elas
resultaram de reivindicações locais, outras vezes essas comunidades
foram presenteadas com esse bem que elas acabaram por adotar e
incorporar ao patrimônio local. Estabeleceu-se assim uma comple-
xa relação de aceitação/ recusa, apropriação/ posse entre as comu-
nidades locais e os Institutos Isolados, situação que se alternou no
decorrer do tempo ficando nítido, no entanto, o estabelecimento de
um certo domínio da sociedade local sobre aquelas escolas.