Page 61 - A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro

Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1958-2008) 50 anos. Por que comemorar?
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do, na sua generalidade, como um guia adequado para a análise de
qualquer tipo de texto, sendo conveniente ressaltar a importância
conferida à operação de relacionamento entre os elementos desse
mesmo texto, que se encontra em oposição radical ao procedimento
da “descrição atomizada”, um dos maiores obstáculos a ser vencido
pelo principiante em estudo de texto. A se fiar num divulgador, essa
operação é própria do pensamento de Hegel:
O seu feito mais significativo foi o de explicar o sen-
tido de relação. Hegel mostrou que tudo no univer-
so é relacionado, interdependente; mostrou que não
podemos estudar inteligentemente coisa nenhuma a
não ser referindo-a a alguma outra coisa. Por exemplo,
não podemos falar no assoalho sem pressupor pare-
des; não podemos falar no peixe sem implicar na água;
não podemos falar no céu sem subentender a Terra.
A semelhança nada significa, à parte da diferença. O
universo é um conjunto sistemático de qualidades cor-
relatas (positivas e negativas). Toda coisa real envolve
uma coexistência de elementos contrários. Por con-
seguinte, saber ou compreender uma coisa, equivale a
ter percepção dela como um grupo unificado de partes
contrárias. A verdade sobre uma coisa ou idéia qual-
quer envolve contrastes e oposições.
*
A tarefa de renovação metodológica no tratamento do texto
literário, promovida por Antonio Candido a partir de sua perma-
nência em Assis, não se dá somente no âmbito do ensino, funda-
mental no processo de interiorização da cultura literária. Membro
da Comissão Editorial da
Revista de Letras,
lançada em 1960, pu-
blica no volume 2, de 1961, quando já deixara a Comissão, o seu
*
TRATTNER, Ernest R.
Arquitetos de idéias
. 3.
ª ed.. Trad.: Leonel Vallandro.
Porto Alegre: Globo, 1967, p. 220.