Page 52 - A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro

Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1958-2008) 50 anos. Por que comemorar?
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São Paulo, consubstanciada na criação dos Institutos
Isolados de Ensino Superior, traduz um espírito de re-
novação da cultura brasileira.
A tarefa assinada (sic) àqueles Institutos, a um tempo
ingente e urgente, foi a de superar o estado de diletan-
tismo e improvisação notório em nossa cultura, mor-
mente no campo das letras, impondo a respeitabilida-
de dos estudos sérios, porque levados a cabo em nível
universitário.
*
Alguns aspectos merecem atenção e destaque nas duas ci-
tações. O primeiro é a noção de renovação dos estudos, aplicada “à
cultura brasileira”, especificamente às Letras, que contrapõe um
nível respeitável e sério - o universitário - a um outro, falto desses
atributos por estar marcado pelo diletantismo e a improvisação. A
avaliação positiva da universidade se fundava na convicção de que
tinha ela competência para realizar uma renovação dos métodos de
ensino, de trabalho e de reflexão no campo dos estudos das Letras.
O segundo aspecto é constituído pelas duas frentes de atuação dos
institutos isolados de ensino superior: a interna e a externa. Na pri-
meira, estavam eles sob o imperativo de realizar a interiorização da
cultura séria e universitária com seus métodos novos, e, na segunda,
o de promover uma produção mensurável por padrões internacio-
nais. Essa dupla incumbência tem como traço comum a luta pela
qualidade, posta como único caminho, no âmbito internacional,
para atender as exigências do confronto rigoroso, e, na arena inter-
na, para executar o processo de reformulação educacional e meto-
dológica solicitado, enfrentando as forças negativas e ameaçadoras
vigentes: a falta de seriedade e respeitabilidade acadêmicas do ama-
*
Alfa.
Marília, SP, 1: 1, 1962. A história da revista é similar à da
Revista de
Letras
:
termina sua primeira fase em 1977 logo após a criação da UNESP,
mas tem seu título mantido como revista da universidade, que veicula ma-
térias referentes a estudos lingüísticos. As fases já encerradas das revis-
tas não foram ainda estudadas e, obviamente, não foram elas confrontadas.