Page 15 - A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro

Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1958-2008) 50 anos. Por que comemorar?
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efeitos devastadores da ditadura militar e pela “reinvenção” e de-
mocratização da UNESP, criada de forma técnica e autoritária. Fo-
rammuitos gestos e ações que se traduziram em rituais acadêmicos,
protestos, rebeldias, vitórias, derrotas, encontros e despedidas.
O mundo, agora, é outro. Como disse certa vez o músico
e poeta Lenine: “daqui desse momento, do meu olhar pra fora, o
mundo é só miragem. A sombra do futuro, a sobra do passado,
assombram a paisagem”. Hoje, é fácil perceber que a sociedade
contemporânea passa por um momento em que as mudanças são
muitas e rápidas. Enfim, estamos no terceiro milênio, globalizados,
inseridos em uma sociedade tecnológica, midiática e de mercado
que freneticamente prega a modernização, independente do fato de
tal modernização trazer ilusões, sofrimentos e infelicidade para mi-
lhares de pessoas. Na verdade, atualmente as mudanças são tantas
que é lícito dizer que vivemos não uma época de mudanças, mas
uma mudança de época.
Esse mundo veloz e pragmático, há tempos anunciado por
Andy Warhol como realidade em cenas fragmentadas, provoca
grandes alterações nas universidades, por serem instituições pro-
duzidas pela sociedade e, em conseqüência, influenciadas pelas
novidades contemporâneas. Por isso, mesmo que lentamente, mo-
dificam-se com as transformações políticas, econômicas, culturais
e tecnológicas. Podemos, por exemplo, sentir na pele os efeitos da
produtividade desenfreada, característica primordial de uma so-
ciedade de mercado, adentrando na universidade como uma marca
que insiste em ofuscar a clareza qualitativa do trabalho docente e
dos profissionais que estamos formando no ensino superior.
Felizmente, como já foi dito, tudo tem suas contradições. A
UNESP é complexa, diversa em sua composição geográfica e acadê-
mica. Tal configuração produz tensões e debates que instigam refle-
xões sobre seu tempo e geram assimilações críticas sobre as trans-
formações ocorridas nas últimas décadas. Assentada emummodelo
de universidade que tem como atividades-fim o ensino, a pesquisa,