:: ADMINISTRAÇÃO ::
Supervisão: Zélia Lopes da Silva | Organização |
Vice-Supervisor: Karina Anhezini de Araujo | |
Equipe Técnica: |
Supervisão e Conselho Deliberativo |
Ana Elisa Paziam dos Santos | |
Izabel Mano Neme | ÁreaTécnica de Documentação e Apoio à Pesquisa |
Elizabeth H. Oliveira | |
Rodrigo Fukuhara | Área de Referência e Atendimento ao Usuário |
Área de Ação Educacional Interna e Externa | |
Área de Conservação | |
Organização
O CEDAP – Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa - foi oficializado em 1996, pela Resolução UNESP 59, de 22/11/96, tornando-se Unidade Auxiliar da Faculdade de Ciências e Letras – Campus de Assis. O Centro é estruturado por normas internas e regulamento próprio, e é administrado por um supervisor e seu vice, respaldados por um Conselho Deliberativo. Este conselho é composto pelo Supervisor e pelo Vice-Supervisor, por representantes de Departamentos envolvidos com as atividades do Centro e por representantes técnico- administrativo e discente.
No cumprimento de seus objetivos, o CEDAP estrutura-se em quatro áreas de trabalho, diretamente subordinadas à Supervisão e organizadas em função da natureza a que se destinam. São elas: Área Técnica de Documentação e Apoio à Pesquisa; Área de Referência e Atendimento ao Usuário; Área de Ação Educacional Interna e Externa; e Área de Conservação.
Supervisão e Conselho Deliberativo
A estrutura organizacional do CEDAP é constituída da Supervisão e Conselho Deliberativo.
A Supervisão é o órgão responsável pela administração das atividades acadêmicas e administrativas do CEDAP e é exercida pelo Supervisor, auxiliado pelo Vice-Supervisor.
O Conselho Deliberativo é o órgão normativo e deliberativo que exerce a administração superior do CEDAP e é constituído pelo Supervisor, Vice-Supervisor, um representante docente por Departamento envolvido com o CEDAP, um representante docente por Programa de Pós-Graduação cuja área tenha Departamento(s) envolvido(s) com o CEDAP, um representante técnico-administrativo do CEDAP e um representante discente da Graduação.
São atribuições do Supervisor:
> coordenar as atividades desenvolvidas pela equipe técnico-administrativa do CEDAP, estabelecendo as atribuições das áreas e de seus respectivos servidores;
> encaminhar às instâncias superiores programas, projetos e convênios que envolvam o CEDAP;
> acompanhar a execução de programas ou projetos a serem desenvolvidos no CEDAP;
> promover entendimentos com os Departamentos envolvidos com o CEDAP, para o pleno desenvolvimento de cursos, programas e prestação de serviços à comunidade;
> formular e propor ao Conselho Deliberativo o Plano Global de Atividades do CEDAP;
> manter o Conselho Deliberativo permanentemente informado sobre o desenvolvimento das atividades e projetos do CEDAP; e
> formular e propor ao Conselho Deliberativo normas técnico-administrativas para o bom funcionamento do CEDAP.
Compete ao Conselho Deliberativo:
> assessorar o Supervisor e o Vice-Supervisor na administração do CEDAP;
> estabelecer diretrizes, metas e prioridades a serem adotadas pelo CEDAP;
> aprovar e acompanhar a execução do Plano Global de Atividades do CEDAP;
> manifestar-se sobre os projetos ou programas de pesquisa, ensino e extensão a serem desenvolvidos com o apoio do CEDAP;
> zelar pelo desenvolvimento das linhas de pesquisa do CEDAP;
> manifestar-se sobre acordos, contratos e convênios com entidades públicas ou privadas;
> manifestar-se sobre doações, custódias, permutas e compras de documentação;
> discutir e propor a formação de comissões especiais de assessoria, quando se fizer necessário;
> avaliar as necessidades de recursos humanos, sugerindo critérios para a seleção, > contratação ou reestruturações convenientes ao quadro funcional;
> fornecer subsídios para a elaboração da proposta orçamentária do CEDAP;
> estabelecer critérios para credenciamento e descredenciamento de docentes junto ao CEDAP.
Aprovar, para encaminhamento à Congregação:
> a proposta orçamentária e as prestações de contas do CEDAP, elaboradas pelo Supervisor;
> a proposta de Regulamento do CEDAP e suas alterações;
> o relatório anual de atividades do CEDAP, apresentado pelo Supervisor;
deliberar sobre:
> a criação, ampliação ou extinção de serviços ligados ao CEDAP;
> modificação da estrutura física do CEDAP, ouvidos os Departamentos envolvidos e a Congregação da Unidade Universitária;
> a fixação e a alteração da tabela de preços dos serviços prestados pelo CEDAP; e os casos omissos, propondo as providências necessárias às instâncias superiores, quando for o caso.
Área Técnica de Documentação e Apoio À Pesquisa
A Área Técnica de Documentação e Apoio à Pesquisa compõe-se de acervos documentais e informativos e de equipamentos de leitura e cópia de microformas, e tem por finalidade:
> manter acervo documental de valor histórico e informativo disponível à consulta;
> localizar, reunir, preservar, organizar e dar acesso às informações contidas nos arquivos e coleções de documentos de valor histórico ou informativo sob sua guarda, seja qual for o suporte;
> proceder à pesquisa de prospecção e localização de fontes e informações para apoio às atividades docentes e discentes na elaboração e execução de projetos de pesquisas; e
> colaborar com os departamentos de ensino e unidades do Câmpus, por meio do fornecimento de material sob sua guarda ou através da execução de pesquisas afetas às suas linhas de trabalho.
São atribuições da Área Técnica de Documentação e Apoio à Pesquisa:
> realizar os serviços de processamento técnico dos acervos de valor histórico ou informativo sob a guarda do Centro;
> elaborar instrumentos de pesquisa que referenciam os documentos;
> desenvolver pesquisas relacionadas as áreas de atuação do Centro;
> desenvolver programas de história oral nas linhas de pesquisa afetas ao Centro;
> produzir textos de investigação e de divulgação;
> manter o acervo de imagens audiovisuais nas linhas de pesquisa do Centro; e
> manter programa de microfilmagem de documentos de valor histórico e informativo.
Área de Referência e Atendimento ao Usuário
Área de Referência e Atendimento ao Usuário tem por finalidade:
> realizar os serviços de referência, divulgação e atendimento à consulta;
> manter cadastro de usuários e pesquisadores atualizado; e
> divulgar o Centro junto à comunidade interna e externa, por meio de comunicações em eventos, folders, boletins, divulgação dos projetos desenvolvidos com atualização constante da home-page.
São atribuições da Área de Referência e Atendimento ao Usuário:
> recuperar as informações produzidas pelo processamento técnico para disponibilizar aos usuários;
> manter atualizado os Guias, Catálogos, Inventários e demais instrumentos de pesquisa do Centro;
> atender e zelar pelo cumprimento das normas relativas ao manuseio de documentos e empréstimo de livros;
> orientar o usuário acerca do conteúdo dos documentos existentes no acervo;
> orientar o usuário no manuseio de equipamentos de leitura e reprodução de documentos em microformas;
> orientar o usuário na localização de fontes em outras instituições;
> organizar e manter arquivos de informação;
> divulgar o acervo e disponibilizar os bancos de dados;
> organizar e manter a biblioteca especializada do Centro; e
> manter cadastro de usuários e pesquisadores atualizado.
Área de Ação Educacional Interna e Externa
A Área de Ação Educacional Interna e Externa tem por finalidade:
> realizar atividades que complementem a formação dos alunos, preparando-os para a atuação na área de documentação e arquivologia pelo oferecimento de estágios;
> atuar como Laboratório de Ciências Humanas, prestando apoio didático às disciplinas ministradas pelos Departamentos envolvidos com o CEDAP com o objetivo de ampliar a formação do aluno por meio do contato direto com as fontes;
> disseminar os conhecimentos específicos adquiridos e desenvolvidos pelo Centro por meio de cursos, oficinas, conferências, etc. destinadas tanto ao público interno como externo à FCL de Assis; e
> promover a integração com a comunidade, especialmente com as escolas de Ensino Médio e Fundamental.
São atribuições da área de Ação Educacional Interna e Externa:
> orientar e supervisionar estágios;
> disponibilizar acervos e equipamentos para aulas práticas de disciplinas de Graduação dos Departamentos envolvidos com o CEDAP;
> promover eventos, oficinas, cursos de extensão na área de Memória, Patrimônio Histórico, Documentação e Arquivologia e de cursos de aperfeiçoamento e/ou especialização;
> organizar visitas técnicas a instituições da natureza do CEDAP para alunos de disciplinas relacionadas à área de atuação do Centro;
> organizar visitas monitoradas para alunos de Ensino Médio e Fundamental; realizar exposições;
> promover treinamento de equipes de trabalho nas áreas de organização de arquivos, pesquisa e preservação, da memória institucional;
> promover cursos especializados em documentação, informação, preservação do patrimônio histórico e de bens culturais e das técnicas audiovisuais;
> propor cursos de atualização, reciclagem, extensão ou especialização nas áreas de atuação do Centro; e
> prestar assessoria técnica às instituições que necessitem dos serviços especializados do Centro, por meio da elaboração de projetos, supervisão e acompanhamento das etapas de execução.
Área de Conservação
A Área de Conservação tem por finalidade:
> efetuar a higienização dos documentos, fotografias e outros objetos a serem incorporados ao acervo do CEDAP;
> realizar a restauração de documentos, fotografias e outros objetos pertencentes ao acervo do CEDAP, buscando recompor sua aparência original; e
> assegurar o prolongamento da vida útil do acervo, mantendo as condições ambientais adequadas e orientando o correto tratamento e manuseio do acervo.
São atribuições da Área de Conservação:
> retirar resíduos de cola, fitas adesivas, grampos e clipes dos documentos para evitar a oxidação;
> proceder à limpeza dos documentos, retirando-lhes a poeira e outras impurezas;
> realizar reparos nos documentos de forma a garantir a integridade das informações neles contidas;
> acondicionar os documentos, armazenando-os em locais climatizados para protegê-los contra a deterioração;
> controlar as condições de climatização e iluminação, bem como a presença de fungos, insetos e poeira;
> orientar a equipe de trabalho para o uso adequado dos equipamentos de proteção necessários à execução das tarefas de higienização dos documentos; e
> orientar o consulente e os estagiários quanto ao correto manuseio do material do acervo.