IV ENCONTRO DO CEDAP

ACERVOS PESSOAIS E MEMÓRIA COLETIVA

XX

:: O CONTEXTO HISTÓRICO DO APARECIMENTO DO CARTÃO POSTAL ::

 

Cartão postal foi uma criação de Emmanuel Hermann, professor de Economia Política, da Academia Militar Wiener Neustadt, no Império Austro-húngaro em 1869. Em outubro daquele mesmo ano a Administração dos Correios da Áustria lançou o primeiro cartão postal para a venda. A princípio as imagens que neles constavam eram ilustrações coloridas ou bico de pena, mas no final do século XIX incorporou-se a fotografia. Foi então que começaram a trazer cenas coloridas de localidades reais ou imaginadas, fotografias retocadas, principalmente de jovens mulheres, mas também crianças, casais ou cenas do cotidiano.

A troca de postais entre amigos e familiares tornou-se tão expressiva no início do século XX, que esse momento passou a ser designado como o período de “ouro dos postais”. A beleza e o requinte de como foram elaborados, denotam a visão otimista que permeou a mente da burguesia européia no período da belle-époque, quando se vivia à euforia do progresso desencadeada pela revolução técnico científica dos meados do século XIX. No seu conjunto, nada mais são que expressões estéticas de uma época.

O cartão-postal, por conter, além da mensagem escrita a imagem, um objeto prodigioso que atua no campo das sensibilidades, sua leitura permite averiguar instâncias que as palavras não dizem.

Quando colecionados em álbum, além das imagens/textos que exibem, passam a fazer parte da construção da memória de si. Por outro lado, eles adquiram uma personalidade própria fundindo mensagens que quem enviou e de quem as recebeu. Por essa razão permite a abertura do entendimento de grupos sociais mais amplos, sempre numa perspectiva das sensibilidades envolvidas.

 

Referências Bibliográficas

SCHAPOCHNIK, Nelson. Cartões Postais, Álbuns de Família e Ícones da Intimidade. In: SEVCENKO. Nicolau. História da Vida privada no Brasil. São Paulo, Companhia das Letras, 1998. vol.3

 

VELLOSO, Verônica Pimenta. Cartões Postais; Imagens do progresso (1900–10). In: Scientic Eletronic.História.Ciências, Saúde – Manguinhos.
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex&pid=S0104–597...

 

Flávia Arlanch Martins de Oliveira

Departamento de História