CANTO LIBERTÁRIO


A coleção constitui-se de documentos produzidos por correntes de pensamento anarquista, nacionais e internacionais, e está sendo implementada por doações do Centro de Cultura Social - SP e do historiador do movimento anarquista, Edgar Rodrigues.

Esse acervo pode servir de base para várias áreas de pesquisa no campo da história social (história dos movimentos sociais, produção cultural das classes populares, relações entre o anarquismo e a questão da mulher, individualismo e enarquismo), como também contribuir para que as atividades de graduação e de pós-graduação da Unesp possam estreitar as relações entre a docência e a prática de pesquisas.

O material do acervo, já organizado, permite vislumbrar uma grande variedade e riqueza de práticas antecipadoras em várias áreas da vida social e não apenas na sua atuação junto ao movimento operário sindical. As experiências comunitárias, o feminismo, a sexualidade, a postura ecológica ou naturalista, as práticas educacionais e culturais e uma peculiar concepção da história são algumas das áreas onde o anarquismo sempre foi uma presença marcante e libertadora.

A coleção é formada basicamente por periódicos (jornais e revistas), documentos avulsos, folhetos, panfletos e livros.

VOLTAR PARA ACERVO