ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA: LEITURA DO MUNDO POR MEIO DO CAOS
Marilda BEIJO
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No presente trabalho pretende-se analisar o romance
Ensaio sobre a cegueira,
de José
Saramago sob a óptica do gênero ensaio. Ao se ler as narrativas de Saramago, percebe-
se que o romance é um tipo de texto que incorpora outros discursos, rompendo com
divisões tradicionais e limitadoras, buscando com isso o enriquecimento textual por
meio da intertextualidade, metalinguagem e alegoria. Entende-se que tal ruptura só é
possível de se concretizar porque é dentro do gênero romance que se dá a abertura para
a assimilação de outras formas de expressão literária. Considerando-se as teorias de
Bakhtin, Schüler e Rosenfeld, entre outros, acerca do romance, concebe-se esse gênero
como um espaço que permite a instalação de diferentes tipos de discursos, sejam eles
históricos, filosóficos, poéticos. Isso faz com que o romance assuma um papel do
ensaio, da crítica literária, ou até mesmo a fusão desses elementos o que caracterizaria o
ensaio crítico ficcionalizado.
Palavras-chave: Saramago, romance, ensaio, gênero, discurso.
O egoísmo pessoal, o comodismo, a falta de
generosidade, as pequenas cobardias do
quotidiano, tudo isto contribui para essa
perniciosa forma de cegueira mental que consiste
em estar no mundo e não ver o mundo, ou só ver
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PG
em Letras pela FCL/UNESP/Assis, bolsista: CAPES,