O ARQUIVO JOÃO ANTÔNIO compõe-se de documentos, objetos e textos de propriedade do escritor paulista João Antônio (1937-1996), cedidos por dez anos pela família do autor ao Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (CEDAP) da Faculdade de Ciências e Letras de Assis - UNESP.
Trata-se de um arquivo pessoal com características peculiares, pois além de ter pertencido a um escritor de renome, é constituído por correspondência (passiva e ativa), produção intelectual (livros e artigos publicados e originais, além de várias versões da maioria dos textos), iconografia, discografia, biblioteca, hemeroteca, troféus, móveis e outros objetos, possuindo uma vincada ligação com a cultura brasileira produzida nos últimos trinta anos.
Torna-se patente, dessa forma, que o ARQUIVO JOÃO ANTÔNIO propicia uma abordagem multidisciplinar das mais fecundas, podendo atender a pesquisadores de Literatura, História, Música e Sociologia, entre outros, abrindo-se para numerosas pesquisas, que poderão vir a ser realizadas em diferentes níveis, como o de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado etc.
A equipe inicial de professores envolvidos no Projeto ARQUIVO JOÃO ANTÔNIO (Profs. Drs. Ana Maria Domingues de Oliveira, Antônio Roberto Esteves, Benedito Antunes, João Luís Cardoso Tápias Ceccantini e Tania Celestino de Macêdo) vem desenvolvendo projetos que consistem na preservação, organização, análise e estudo do acervo de livros, cartas, fotos, discos, recortes de jornais e revistas, originais e inéditos deixados pelo autor.
Há projetos que vêm sendo desenvolvidos em nível de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, contando sempre com financiamentos de agências como o CNPq e a FAPESP. Além dos pesquisadores vinculados à Unesp de Assis, estudiosos de outras universidades, de dentro e de fora do Brasil, têm utilizado o ARQUIVO JOÃO ANTÔNIO para consultas.
Conheça alguns dos trabalhos já desenvolvidos no ARQUIVO clicando
aqui.
Volta à página principal