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Nosso Câmpus
junho/2012
PSICOLOGIA
Curso busca ampliar possibilidades da Psicanálise diante da infância
Unesp lança 44 livros virtuais gratuitos
Mayara Pavanato
Nayana Camoleze
No dia 11 de junho realizou-
-se o último encontro do curso
“O olhar da Psicanálise para
o Infantil”, coordenado pelas
professoras Mary Yoko Oka-
moto e Thassia Souza Emidio,
doDepartamento de Psicologia
Clínica, do câmpus de Assis.
O evento teve início no dia 9
de abril, com a proposta de ser
um curso de difusão do conhe-
cimento, destinado aos alunos
de Psicologia, bem como aos
profissionais já formados. A
organização ofertou 35 va-
gas. Nove encontros foram
realizados, com abordagens
distintas, como o conceito de
infância, um olhar histórico
a respeito das crianças, entre
outros. Autores como Freud,
Philippe Ariès, Beatriz Janin,
Pierre Benghozi, Maria Cristi-
na Rojas e Alfredo Jerusalinsky
também, foram estudados.
O principal objetivo foi
Maisdequarenta títulospara
download
gratuito foram dis-
postos pela Pró-Reitoria de
Pós-Graduação e pela Editora
da Unesp. São obras de docen-
tes, mestres e doutores ligados
à Universidade, cujos livros
são resultados de pesquisas de
diversas áreas como Sociologia,
Política, Comunicação, Psicolo-
gia, Geografia e Literatura.
As obras integram uma
coleção que começou a ser
publicada em 2010, quando
foram lançados os primeiros
ampliar o espírito crítico dos
participantes, em especial,
levá-los a refletir acerca do
desenvolvimento infantil. Para
tanto o atendimento a crian-
ças suscitou questionamentos,
reflexões e discussões, sobretu-
do, no que se refere à maneira
como elas vêm sendo tratadas.
Como está cada vez mais co-
mum medicá-las, a atenção
dos psicólogos volta-se apenas
para a resolução de problemas
pontuais. Muitas vezes, tal for-
ma de tratamento é legitimada
por outras instituições, como
a família e a escola. A intenção
do curso é que os futuros pro-
fissionais possam ter uma visão
do contexto social, no qual as
crianças se inserem, abrindo
um leque maior de possibili-
dades de tratamento.
As demandas contempo-
râneas mudaram, por isso é
preciso também levar em con-
sideração as transformações
que ocorreramnas diversas ins-
tituições presentes no cotidiano
quarenta e quatro livros. No
ano passado, outros cinquenta
títulos foram disponibilizados
ao público. A meta é publicar
mil títulos até 2020.
De fevereiro de 2011 a feve-
reirodesteano, foramrealizados
84mil
downloads
dasobras.En-
treosinteressadosquebaixaram
os livros no período, 30% são
mestres ou doutores. Para co-
nhecerasobrasebaixaroslivros,
acesse o Portal do Governo do
EstadodeSãoPaul: http://www.
saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/
lenoticia.php?id=219072&c=6
&q=Unesp+lan%E7a+44+livro
s+virtuais+gratuitos.
infantil. Muitas vezes, espera-se
determinadas atitudes e com-
portamentos da criança que
não são alcançados. Isso pode
gerar frustrações, tanto para
ela, quanto para sua família,
por exemplo. Justamente por
essa razão algumas são levadas
a tratamento, muitas vezes,
medicamentoso. Contudo, um
olhar mais crítico e atento po-
deria indicar indicar que esse
procedimento é desnecessário.
Segundo as coordenadoras,
há um excesso de diagnóstico.
Um deles é o TDAH, também
conhecido como Transtorno
do Déficit de Atenção com
Hiperatividade. Esse é um dos
transtornos mais comuns em
crianças hoje em dia. Um dos
lugares onde isso pode ficar
mais evidente é a escola, pois
neste espaço ela passa boa parte
do seu tempo. Todavia, as pro-
fessorasMary eThassia alertam
para o fato de que nem sempre a
criança tem esse tipo de trans-
torno. Às vezes, o próprio am-
biente escolar está sendo uma
forma de dificultar a atenção e
o aprendizado infantil.
Por isso é importante que
cada caso seja analisado com
muito cuidado e de maneira
individual, de forma a fugir da
produção generalizada de pato-
logias, bem como do consumo
exagerado de medicamentos.
Philippe Ariès, um dos teóricos abordados durante o curso
As obras integram uma coleção que começou a ser publicada em 2010
LITERATURA
Foto: Editorial Taurus
O intuito é diminuir a patologização e tratamentos medicamentosos em crianças
As obras são das áreas de Sociologia, Política, Comunicação, Psicologia, Geografia e Literatura
Foto: Divulgação