Página 8 - Jornal Nosso Câmpus - Ano VI ed. 9 - agosto de 2012

cer mais sobre a história
da cidade e o folclore, já
que neste mês é come-
morada toda essa riqueza
cultural que temos.”
Depois da visitação, os
alunos deverão produzir
um texto sobre o tema.
Para Vanessa, “A inten-
ção é que tudo o que foi
visto aqui no museu seja
guardado por eles e uma
forma de mant e r e s s a
memória é o registro por
escrito. A ideia é observar
o que aprenderam, do
que se lembram da visita,
mas acima de tudo, o que
perceberam sobre o de-
senvolvimento da cidade,
através da História, pois
esse é o foco do projeto.”
Os alunos do ensino
fundamental também co-
nhecem, durante a visita,
um reper tór io mus ica l
voltado ao Folclore. Para
Alber to, es te conhec i -
mento é mui to impor-
t ant e : “Traba l hamos a
História através das mú-
sicas. As crianças adoram
as canções, entre elas, as
que envolvem o Sítio do
Picapau Amarelo, versão
adaptada para televisão
da obra de Monteiro Lo-
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Nosso Câmpus
agosto/2012
HISTÓRIA
Alberto: “repertório musical reforça a identidade cultural”
Nayana Camoleze
Estudantes de História conduzem visita
monitorada em museu
Durante o mês de agos-
to, a lunos das 4 ª e 5 ª
séries, da escola “Prof.ª
Guiomar Namo de Melo”
part iciparam de visitas
monitoradas pelos alunos
de História, da Unesp de
Assis, ao Maha – Museu e
Arquivo Histórico – Casa
de Taipa –, unidade man-
tida pela FAC – Fundação
As s i s ens e de Cu l tur a .
Essas visitas orientadas
integram o ca l endár io
de estágio do curso e são
realizadas nas segundas e
terças-feiras, com alunos
do ensino fundamental.
Segundo os monitores
Vanessa Pironato Milani
e Alberto Batista Soares
Filho, alunos do 4º ano de
História, os estudantes do
ensino fundamental têm a
oportunidade de conhe-
cer a história da cidade
e a cultura que o folclore
brasileiro oferece.
O cronograma de es-
tágio dos estudantes de
História prevê ações que
envolvam temas hi stó-
ricos em um total de 15
horas e já está em fase de
conclusão.
Para a universitária Va-
nessa Pironato Milani, a
possibilidade de cumprir
estágio no museu é enri-
quecedora: “Antes, era
permitido o estágio apena
em escolas, mas a novida-
de este ano foi a inclusão
de un i dade s cu l tur a i s
como esta, o que amplia
a oportunidade de ofe-
recer aos alunos opções
diversificadas, saindo um
pouco da sala de aula e
tendo um contato mais
amplo com a História.”
A coordenador a do
museu, Paula Ternoval,
expl ica que, durante o
mês de agosto, quando se
comemora o Folclore, o
museu prepara uma pro-
gramação com atrações
re l ac i onadas ao t ema :
Estão previstas as visitas
monitoradas com alunos
da rede mun i c ipa l de
ensino, em parceria com
estudantes do curso de
História da Unesp, o que
tem se mostrado bastante
positivo e complementa a
tradicional Festa do Fol-
clore, que ocorre sempre
no final do mês de agos-
to.”
Os a lunos foram di -
vididos em turmas para
conhecer o museu, sua
história e o contexto em
que se insere cada peça
exposta em seu interior,
bem como sua l igação
com a cidade. Eles par-
ticiparam, ainda, de uma
roda de cantigas folcló-
ricas.
Segundo Alber to, “É
ba s t ant e i nt e re s s ant e ,
poi s aprove i t amos um
espaço novo de aprendi-
zagem, como o museu,
em que as crianças têm a
oportunidade de conhe-
Foto: Bruno Sillo
bato, ou as lendas, como
a do Saci Pererê, entre
t ant as out ras cant i gas
infantis. Envolvemos os
alunos também em can-
tigas que representam a
região para fortalecer o
vínculo com a histór ia
local e percebemos que
eles ficam bastante em-
polgados.”
De acordo com o uni-
versitário, a escolha da
unidade para a realiza-
ção do estágio levou em
conta a oportunidade de
reforçar o conhecimento
oferecido em sala de aula:
É uma experiência nova,
t anto par a nós , como
para os alunos que saem
um pouco da rotina da
escola.”
Já a professora do 4º
ano, Marluce Si lva Va-
lente, acredita que essas
parcerias são muito im-
portantes para a constru-
ção de conceitos, como
identidade e memória nas
crianças: “Achei a inicia-
tiva bastante produtiva,
uma verdadeira aula, em
que as cr ianças intera-
gem, perguntam e se rela-
cionam diretamente com
a História.”
Os alunos ficaram entusiasmados com a novidade
Foto: Buno Silo
Vanessa: “estágio em museu permite ampliar o conhecimento histórico”
Foto: Buno Silo