Page 50 - A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro

Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1958-2008) 50 anos. Por que comemorar?
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me levou a operar um incisivo corte nas minhas longas pretensões
iniciais, para que pudesse me adequar ao período temporal a mim
reservado. Esforçando-me por me ajustar o mais possível, falarei
aqui, de maneira introdutória, quase que só dessa segunda concep-
ção de tempo. Nosso objetivo é, portanto, tratar, preliminarmente,
da relação entre alguns traços do programa ou intenções e de certas
realizações, ocorridas no plano do ensino e no da reflexão teórica so-
bre a natureza e a função da obra de arte literária, no curso de Letras
da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis (FAFIA), no
período que se estende de 1958 a 1976/8, executadas sob o signo da
dialética entre interiorização e internacionalização da cultura, de-
nominação aqui adaptada do que se tem chamado de um possível
princípio a gerir nossa evolução espiritual: a dialética entre loca-
lismo e cosmopolitismo. A composição obedecerá, em essência, à
bipartição indicada: programa e realizações da FAFIA entre 1958 e
1976/8,
subdividindo esta em três partes: uma realização truncada;
uma realização plena e uma realização a ser investigada.
Qual era a missão de que estava imbuído aquele grupo de
professores universitários nacionais e estrangeiros e aqueles que se
lhes seguiram e deram continuidade às tarefas por eles principia-
das?
Na página de apresentação do primeiro número da
Revista
de Letras
,
em 1960, o primeiro diretor da FAFIA, professor Anto-
nio Augusto Soares Amora, após caracterizar o conjunto de profes-
sores, aponta-lhes a incumbência recebida:
Trata-se de um corpo de professores universitários, na-
cionais e estrangeiros, reunido pelo Governo do Estado
de São Paulo, num Instituto Isolado de Ensino Supe-
rior – A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de
Assis – com a incumbência de realizar uma experiência
no sentido de renovação dos métodos de ensino e de
trabalho no campo dos estudos superiores das Letras.
E o alto nível almejado pela empreitada educacional e edito-