Page 108 - A trajetória da Faculdade de Ciências e Letras de Assis nos desafios educacionais do ensino superior: entre o passado e o futuro

Faculdade de Ciências e Letras de Assis (1958-2008) 50 anos. Por que comemorar?
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duações e a Psicologia veio a somar-se a essa importante função do
campus e da UNESP como instituição de formação de pesquisado-
res e de produção científica.
A valorização da pesquisa sempre acompanhou a história do
Curso de Psicologia. Nos seus primórdios tratava-se de uma pes-
quisa de feição mais positivista, praticada em laboratórios, como era
da tradição da psicologia da época. A pesquisa nunca deixou de ser
considerada como parte importante dos afazeres dos docentes e da
formação do psicólogo. A iniciação científica teve lugar assegurado
no Curso, como atividade curricular ou extracurricular e as partici-
pações de professores e alunos em congressos sempre foram presti-
giadas e estimuladas.
A ênfase na pesquisa acabou despertando muitos alunos
para a carreira universitária. Quando ainda não havia a pós-gradua-
ção emAssis, os egressos da graduação buscavam a continuidade de
sua formação em São Paulo, principalmente, na PUC e na USP. Al-
guns acabaram compondo o quadro de docentes da própria UNESP
e outros se fixaram em diferentes universidades de várias regiões do
país.
O investimento na produção científica resultou em muitos
trabalhos de pesquisa e em contribuições significativas para a am-
pliação dos meios de divulgação. Em 1984, surgiu o
Boletim de Psi-
cologia Escolar;
uma publicação pioneira que iria se ampliar e fazer
germinar outras publicações. Esse primeiro
Boletim
,
resultado da
iniciativa dos docentes da área de Psicologia Escolar, foi aberto para
as demais áreas do Curso e recebeu o nome de
Revista Vertentes
.
Posteriormente, o Departamento de Psicologia Clínica criou sua
própria revista, intitulada
Perfil
.
Recentemente essas duas revistas foram unificadas, com o
título de
Revista de Psicologia da UNESP,
como forma de racio-
nalizar esforços e recursos, visando à melhoria da qualidade e da
eficiência na difusão da produção científica local e de outros centros
de pesquisa.