Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 671

bastante disseminada pela tradição cristã: a pesca de almas. Ao parodiar essa cena, o conto
reitera a cosmovisão carnavalesca que ajusta toda narrativa. Nesse sentido, constrói-se
ficcionalmente um nivelamento entre o sagrado e o profano, emprega-se uma linguagem
tipicamente carnavalesca, algumas imagens são evocadas e à construção do corpo se atribui
uma estética grotesca. Nesse universo às avessas, outras personagens são trazidas à baila,
como Luiz Cuiúba de outro conto do
Livro de Histórias
e o barqueiro Caronte da mitologia
grega.
Em suma, o conto de João Ubaldo Ribeiro mantém uma perspectiva lúdica da arte,
utiliza-se deliberadamente do entrecruzamento textual, parodiando aquilo que incorpora na
diegese, conferindo ao seu eixo narrativo, uma perspectiva carnavalizante, deformativa e
potencialmente humana, valendo-se do poderoso elemento da ambigüidade e ambivalência da
escritura. Portanto, a partir da constatação de tais elementos na composição do conto
analisado, é possível atestarmos seu vínculo com a pós-modernidade literária brasileira.
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