Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 638

produtor de um comportamento específico de consumo, um consumo disciplinado. De
acordo com Foucault (2010), essa disciplinarização dos corpos é também uma forma de
poder sobre a vida, por ele nomeado de biopoder.
O discurso da amizade, de união, de celebração, de diversão, de poder, de
força, de sensualidade, de companheirismo um elemento recorrente na construção da
imagem de um refrigerante que alivia não somente a sede, que refresca o corpo, mas
também de um produto que é um elo na união entre as pessoas, na construção da sua
felicidade. Esse discurso é retomado e revitalizado no intuito de manter sempre uma
comunicação eficiente entre o enunciador e o enunciatário, confluindo para a
construção, manutenção e validação de um ethos positivo, de uma imagem de grande
aceitabilidade do produto.
Dessa maneira, a imagem construída é a de um refrigerante que traz alegria,
felicidade a todos as pessoas, nos mais distantes lugares, em qualquer ocasião. É um
produto capaz de modificar um momento triste em alegre, de alterar um
comportamento, de fazer uma transformação, portador de felicidade.
CONCLUSÃO
O discurso, no aspecto ideológico, é resultado de uma interação entre sujeito e
linguagem, permeados por uma ideologia, que atravessa todo enunciado. A identidade
do sujeito só é construída pela reciprocidade, pela partilha constante com outros
sujeitos. Nesse partilhar, quando enuncia, o indivíduo intenta construir uma imagem o
mais positiva possível de si mesmo, utilizando, para isso, diferentes dispositivos. Essas
imagens buscam convencer o outro da potencialidade do enunciador.
A publicidade recorre a esse instrumento com o intuito de construir uma
imagem positiva do produto que anuncia, buscando no próprio consumidor os
elementos para construir a conexão entre produto e consumidor, evidenciando sempre o
ethos de positividade, associando-o à ideologia de um produto portador de uma
felicidade, de uma satisfação permanente resultante do consumo do bem que oferece.
Imagens, sons, recursos visuais e sonoros são amplamente empregados a fim
de se obter o máximo de adesão ao que é anunciado. Os anúncios que constituíram o
corpus
deste estudo não fogem a essa regra, ao trazerem personagens que representam
ou refletem o cotidiano real das pessoas, elementos que povoam a história, que fazem
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