Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 636

seja o da mulher, das crianças que esperam ansiosamente seu presente na noite de Natal.
A partir desses recursos empregados, são mobilizados outros discursos que emergem da
concepção de sucesso, de aceitabilidade, da importância de uma pausa no cotidiano
frenético para desfrutar de uma sensação única de prazer. Dessa maneira, essas
personagens incorporam modelos de comportamento que correspondem à imagem dos
consumidores do produto, refletindo o caráter especular da publicidade.
A singularidade dessas formações discursivas consiste no fato de colocam em
cena um certo tipo de discurso comportamental, instaurando uma ideologia de que o
consumo é algo positivo para o homem, sobretudo no que se refere a esse produto.
Dessa maneira, nada mais adequado do que mostrar pessoas bem vestidas, bem
sucedidas, crianças felizes, tudo por meio do consumo de um refrigerante que só faz
bem e também é elemento de status social.
A figura 2, apresentada a seguir, é composta por anúncios que foram
veiculados entre os anos de 1960 e 2010, sendo que cada um representa um década
entre esse intervalo de anos. Os elementos constantes nesses quadros correspondem de
épocas distintas, contudo todos se conectam pela presença do refrigerante, que
acompanha as mudanças desses tempos.
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