Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 635

personagens apresentam uma postura ativa, denotando atitude, estão sempre sorridentes
e têm uma aparência de constante felicidade
.
As imagens das personagens retratadas são construídas em conformidade com
a época em que a peça foi veiculada e seus corpos estão em evidência, seja pela postura
ou pela vestimenta que portam. O sorriso é uma marca de todas as personagens, que têm
sempre às mãos um copo ou uma garrafa do refrigerante, construindo a imagem da
saitsfação plena do consumo dessa bebida. O olhar ora se direciona à bebida, ora se
destina ao interlocutor, revelando duas possibilidades de interpretação: é um convite ao
consumo do produto e a sugestão de que ele, o interlocutor, ainda não faz parte do
seleto grupo que desfruta desse prazer. Nesse momento a imagem que o refrigerante
constrói de si mesmo é de ser um diferencial na vida das pessoas, de ser um portador da
alegria, da sensação de refrescância e felicidade que só o refrigerante pode
proporcionar. O consumo do produto é um momento ímpar na vida desse indivíduo,
diferenciado dos outros por realizar essa escolha.
Os enunciados presentes na figura acima envolvem sujeitos que ocupam
posições sociais distintas, constituindo discursos que se entrecruzam em formações
discursivas diferentes, seja a do campo do sujeito trabalhador, do homem de negócios,
1...,625,626,627,628,629,630,631,632,633,634 636,637,638,639,640,641,642,643,644,645,...1290
Powered by FlippingBook