Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 631

Todos esses aspectos compõem um conjunto em que o verbal, expresso nos
slogans
e
nos textos das peças publicitárias se aliam ao visual, a fim de garantirem a aceitação do
produto.
O
S
SLOGANS
Slogans
são frases criativas e geralmente curtas, que expressam a filosofia de
um produto ou de uma marca. Segundo (HOFF, 2004, p. 60), “o
slogan
resume o
conceito do produto/serviço/empresa e encontra-se presente em todas as peças da
campanha publicitária”. Essas frases têm o poder de comunicar concisamente o conceito
do produto e se manterem na mente do receptor.
O primeiro
slogan
utilizado pelo refrigerante Coca-Cola no ano de sua criação
era bem simples e direto: “Beba Coca-Cola”
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. Duas possiblidades de interpretação
nascem dessa frase. A primeira sugere que seja um convite para que o público
experimente o produto, por ser uma novidade e, consequentemente faça a sua adesão. A
segunda aponta para o que pode ser entendido como uma ordem de consumo de um
produto de sabor único e diferente, subentendendo-se que, caso o consumidor não o
utilize, não corresponde às expectativas de modernidade proposta por esse uso.
Acompanhando o crescimento econômico das décadas iniciais dos anos 1900,
os
slogans
passam a refletir a soberania do refrigerante, ao apresentarem dados do
consumo, tal qual ocorre em “Três milhões por dia” (
slogan
de 1917) e “Seis milhões
por dia” (
slogan
de 1925). Isso reflete o discurso do apoderamento da marca diante do
público consumidor, reforçando a imagem positiva do produto, mostrada pelos números
expressos, ao apresentar os níveis de aceitação que tem alcançado por meio do consumo
diário. Ao mesmo tempo, pode-se entrever um não-dito nesse enunciado, referindo-se
àqueles que ainda não consomem o refrigerante e, no entanto, podem fazê-lo, ampliando
ainda mais o consumo. Associada a esse aspecto de presença constante está a imagem
de que o refrigerante é portador de um motivo a mais para se viver, tal qual o veiculado
em 1972, que dizia “Coca-Cola dá mais vida”. O emprego do intensificador “mais”
atribui ao enunciado um caráter de melhoria resultante do consumo, em que o
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No original: “Drink Coke”. No Brasil, esse
slogan
foi utilizado a partir de 1941.
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Com o decorrer dos anos e a solidificação da marca, novos
slogans
surgiram, sempre acompanhando as tendências
mundiais ou, alguns deles evidenciando o número de garrafas vendidas, como os de 1917: “Três milhões por dia”, e
o de 1925, com “Seis milhões por dia”, indicando o crescimento vertiginoso do produto.
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