Anais do 1º Colóquio Internacional de Texto e Discurso - CITeD - page 610

um estatuto para o local, em que não imperava o silencio, mas o diálogo, a conversa, a
fala e a escuta.
A oficina de leitura
O trabalho iniciou-se em 2008. Desde sua concepção até o início das atividades
a trajetória foi relativamente longa. Não longa em termos cronológicos, mas de
quantidade de conhecimentos necessários para o efetivo funcionamento do espaço.
Desde a concepção da idéia, o objetivo das atividades não se restringia ao simples
contato do público com os livros, o intuito era o de deflagrar necessidades de leitura.
Daí o entendimento de que seria necessária a participação do grupo já na organização do
espaço, quando ainda nem um espaço definitivo possuíamos.
Cabe aqui relatar algumas das atividades realizadas na oficina, pois com elas
poder-se-á visualizar de que modo o trabalho era realizado. Nesse sentido, no primeiro
encontro, o grupo deu início a limpeza, triagem e organização, por título, de alguns
livros; os quais já existiam na instituição, por ocasião de um acervo anterior. Outro fato
merecedor de destaque é o de que ao final de todas as atividades o projeto oferecia um
lanche para os participantes. Momento importante, pois, nele, discutiam-se impressões
acerca do trabalho realizado e expectativas em relação aos próximos. Este era, inclusive,
o momento em que os adolescentes sugeriam novas atividades.
A organização do espaço e dos livros foi de grande importância para que o grupo
pudesse compreender a complexidade de criar, organizar e manter uma sala de leitura.
Muitos participantes não tinham contato com livros, porém haviam afirmado gostar de
ler. Fato aparentemente contraditório, mas que parece querer transmitir algo a respeito
da leitura na escola e na biblioteca escolar. Além disso, alguns disseram ler com
freqüência na tela do computador, na Internet. Disseram ler desde letras de músicas,
revistas e quadrinhos até textos para pesquisas escolares. Tais relatos auxiliavam na
compreensão do quadro de expectativas de temas de leitura dos sujeitos, imprescindível
para a composição do acervo.
Percebeu-se que durante esse processo inicial, ocorreu uma grande aproximação
de livros, de autores e de histórias que lá estavam, pois, em determinado momento,
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