Catálogo de "Personalidades" da "Coleção Clipping da Editora Abril": Os Intelectuais - page 12

Apresentação:
Catalogo de "Personalidades" da "Coleção Clippings da Editora
Abril": Os Intelectuais.
Tania Regina de Luca (Organização)
UNESP/Assis, Pesquisadora do CNPq
Financiamento: PROEX
No final de 2011, o Centro de Documentação e Apoio à
Pesquisa recebeu, sob a forma de doação, o acervo
intitulado
Clipping
da Editora Abril, composto por
oitocentas caixas, contendo recortes de jornais e revistas
do país e do exterior, originalmente ordenado nas
seguintes rubricas: Empresas, Personalidades e Assuntos,
cada uma das quais subdivididas em pastas que guardam
recortes, arquivados em ordem cronológica crescente, ou
seja, de meados da década de 1950 até o final da de 1990.
A Editora Abril foi responsável pela consolidação e
ampliação do mercado brasileiro de impressos e produziu
os mais diferentes tipos de revistas, já tendo lançado cerca
de quatrocentos títulos e acumulado milhões de leitores. É importante ter presente que a
empresa adentrou o século XXI respondendo por sete das dez revistas mais lidas do Brasil,
1
o
que bem evidencia o quanto o crescimento deste mercado esteve associado às ações da Abril,
desde a sua fundação.
Para marcar os cinquenta anos da empresa, celebrados no ano 2000, Suzana Camargo
publicou, com o selo da própria Abril, o livro
A revista no Brasil,
que analisa os impressos
periódicos que circularam entre nós desde o século XIX, com particular destaque para os que
1
MIRA, Maria Celeste.
O leitor e a banca de revistas:
A segmentação da cultura no século XX.
São Paulo: Olho
D’Água/Fapesp, 2001, p. 8.
Imagem do acervo “Clipping da Editora Abril
1...,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11 13,14,15,16,17,18,19,20,21,22,...530
Powered by FlippingBook