Ca t á l ogo da Heme r o t eca do Cedap
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artes e ciência. Na revista ainda se encontram muitos artigos que visam exaltar a
industrialização e o comércio paulistano. Há extensas coberturas fotográficas de
Exposições industriais de São Paulo.
DESCRIÇÃO:
A Cigarra
surge em 1914 e, logo se transforma numa das mais
importantes revistas de variedades de São Paulo e do interior. Em seu texto de
apresentação, no nº 1, informa que “a grande ambição da cigarra é ser uma revista
artística: cantar ao sol com voz que se esforça – ou não fosse ela Cigarra – por fazer alta
e estridente. É a sua ambição; não é uma promessa”. No período analisado (1914-1930),
não se nota uma grande transformação em seu perfil apresentando-se como uma revista
de variedades, mas com forte apelo ao público feminino. As charges, muito valorizadas a
partir de 1916, tratam de assuntos relacionados à política e à vida cotidiana e, na maioria
das vezes, aparecem em cores. Eventualmente surgem tiras de “quadrinhos mudos”, com
historietas sobre o dia a dia da cidade. Os desenhos, por sua vez, servem basicamente
para mostrar personalidades homenageadas e exaltar o progresso e desenvolvimento do
país. A publicidade ocupa cerca de 20% do espaço total da revista, concentrada
sobretudo nas páginas iniciais e finais. No nº 3 já aparecem alguns anúncios dispersos
entre as reportagens, movimento que se intensifica gradualmente observando-se que nos
números de 1929 e 1930, a publicidade aparece por todo o espaço da revista.
FONTE:
São Paulo em revista: catálogo de publicações da imprensa cultural e de
variedades paulistana 1870-1930 / Heloisa de Faria Cruz (organizadora). (coleção
memória, documentação e pesquisa, 4) - São Paulo: Arquivo do Estado, 1997.