Catálogo da Hemeroteca do Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa (CEDAP) - page 175

Ca t á l ogo da Heme r o t eca do Cedap
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manchete”, “Manchetinhas”, “Proteção invisível” (charge). Estas são as seções mais
frequentes desde 1954, porém, nas revistas ao longo do período de 1959-69, nota-se que
vão surgindo outras, com os títulos: “Aventuras do quotidiano”, “Gente que é manchete”,
“Livros”, “Mini-reportagens”, “Moda”. Além das seções que variam ao longo dos
exemplares, há na revista a seção de charges, e amplo espaço para publicidades que
anunciam utilidades domésticas (pasta de dentes, panelas, roupa de cama, sabonete,
lenço de papel), produtos de beleza (pó facial, perfumes), eletrônicos, bancos, passagens
aéreas e cigarros.
DESCRIÇÃO:
Manchete
é uma revista que se dedicou aos mais variados assuntos.
Composta por uma primeira parte ocupada com artigos e, em seguida, suas seções
traziam temas como: política, humor, contos, cinema, assuntos femininos, esporte,
economia, assuntos sociais e beleza. Teve um papel de destaque no contexto dos meios
de comunicação durante o período de 1954-64.
FONTES:
ABREU, Alzira Alves de; BELOCH, Israel; LATTMAN-WELTMAN, Fernando;
LAMARÃO, Sérgio Tadeu de Niemeyer (Coord.).
Dicionário Histórico-bibliográfico
Brasileiro pós-1930.
2ª ed. rev. aum. Rio de Janeiro: FGV-CPDOC, 2001, Vol. III.
FIGUEIREDO, Anna Cristina C. M.
A liberdade é uma calça velha, azul e desbotada.
Publicidade, Cultura de Consumo e Comportamento Político no Brasil (1954-1964). São
Paulo: Hucitec, 1998.
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