TÍTULO: O Verdadeiro Crédito Rural, Comercial e Industrial.
Endereço: Rua das Violas, nº 40.
Cidade: Rio de Janeiro –- Niterói - RJ
Peridiocidade: Semanal (aos domingos).
Numero de Páginas: 04.
Datas Limite: 1859.
Exemplares: nº 1 (não consta o dia ou o mês, apenas o ano de 1859)
Redação/Responsável: Dr. Luciano Lopes Pereira.
Ilustração: n/c.
Colaboradores: n/c.
Caracterização: O título do periódico é seguido pelo subtítulo; um pequeno traço centralizado separa o editorial posicionado na metade direita da folha. Seguem-se os dados da publicação como endereço da redação, valores para se fazer assinaturas, etc. As páginas são divididas em três colunas, sem separação significativa entre os artigos, apenas seu título com fonte um pouco maior.
Descrição: Folha que advoga pela "causa da propriedade", com uma postura monarquista e com valores liberais em prol da problemática do crédito disponibilizado pelos bancos na época. Tem como “alvo” os bancos Commercial Agrícola e o do Brasil, estudando as condições para a criação de novas instituições de crédito baseadas no modelo francês, com “gratuidade” de crédito a partir da hipoteca.
Traz inúmeras passagens institucionais, discussões das condições burocráticas dos órgãos de créditos existentes na época e algumas propostas sobre a questão do crédito na política nacional.
Apresenta vínculo com o jornal de maior repercussão Correio Mercantil, cartilha da elite brasileira que não se restringe a questão do crédito, expandindo também para o comportamento e hábitos cariocas; onde o redator Lopes Pereira já havia publicado uma série de matérias.
Proporciona um breve contato com o pensamento da classe liberal brasileira do século XIX, explicitando parte das raízes dessa vertente – com toda sua influência estrangeira (como no caso do modelo francês adotado) – e sua estruturação.