TÍTULO: Suplemento Literário - Minas Gerais
ENDEREÇO: Av. Augusto de Lima, 270 (até 1994); Av. João Pinheiro, 342 (desde 1994)
CIDADE: Belo Horizonte - MG
PERIODICIDADE: Semanal
Nº DE PÁGINA: do nº 1 ao 1091, 12 páginas. A partir do nº 1092, 16 páginas e atualmente conta com 24 páginas.
DATAS-LIMITE: A partir de 03 de Setembro de 1966 até a atualidade.
EXEMPLARES: Ano I (01-18); Ano II (19 – 66; 99); Ano III (101 - 154); Ano IV (155 - 173); Ano V (175-244); Ano VI (245,284); Ano VII (285;304 -330); Ano VIII (332-383); Ano IX (384 – 434); Ano X (436-484); Ano XI (485-535); Ano XII (536-587);Ano XIII (588-638); Ano XIV (692 - 895); Ano XV (796 - 865); Ano XVI (866 - 900); Ano XVII (919 - 952); Ano XVIII (953 - 1004); Ano XIX (1005 - 1051) ; Ano XX (1055 - 1136) ; Ano XXI (1137 - 1157) ; Ano XXII (1158 - 1176); Ano I (01 – 16; 96); Ano 1998 (36-44); Ano 1999 (45-54); Ano 2000 (55- 66); Ano 2002 (67-85); Ano 2004 (1275); Ano 2 (1276,1291 - 1297) ; Ano 2007(1298 - 1299); Ano 2007 (1301 – abril e maio); Ano 2007 (1303 – 1307 – Jul a dez); Ano 2008 (1308 – jan. a mar.) (no CEDAP)
REDAÇÃO/RESPONSÁVEL: Murilo Rubião (09/1966 à 12/1969); Rui Mourão (12/1969 à 02/1970); Libério Neves (02/1970 à 06/1970), Ildeu Brandão (07/1970 à 05/1971); Ângelo Oswaldo de Araújo Santos (05/1971 à 08/1973); Mário Garcia de Paiva (09/1973 à 03/1974); Wander Piroli (01/1975 à 03/1975); Wilson Castelo Branco (07/1975 à 07/1977); Paschoal Mota (07/1977 à 1993); Carlos Ávila (07/1995 à 02/1999); Anelito de Oliveira (03/1999 à 03/2003); Fabrício Marques (01/2004 à 05/2005); Camila de Castro Diniz Ferreira (06/2006 até os dias atuais)
ILUSTRAÇÃO/FOTOGRAFIA: Iano Soares (a partir de 1977); Sebastião Nunes (1983); Maurício Cezar Rena Leão (07/1989 a 07/1990); João Gonçalves (até 1990); Lucas Raposo (até 1994); Maria Lúcia de Souza (1990); Márcio Sampaio; Márcia Larica (a partir de 2006).
COLABORADORES: Laís Corrêa de Araújo; Bueno de Rivera; Alceu Amoroso Lima; Abgard Renault; Emílio Moura; Pedro Nava; Fernando Sabino; Paulo Mendes Campos; Oswaldo França Júnior; Henriqueta Lisboa; Affonso Ávila; Silviano Santiago; Fábio Lucas; Márcio Sampaio; Jota D’Ângelo; Flávio Márcio; Zilah Corrêa de Araújo; Neil Ribeiro da Silva; Jaime Prado Gouvêa; Manoel Lobato; Júlio Esmeraldo Silva Filho; Cícero Braz Acayaba Vieira; Drumond Amorim; Affonso Ávila; Wilson Castelo Branco; Marco Antonio Gonçalves de Rezende; Celina Ferreira;
CARACTERIZAÇÃO: Apresenta discussões de temas culturais como: literatura; música; artes plásticas, teatro, e o cinema. Além dos temas culturais o Suplemento Literário de Minas Gerais, oferece aos leitores entrevistas e crônicas. Sua estrutura não variou muito ao longo do tempo, não apresenta colunas fixas. O elemento gráfico inicialmente estava integrado ao texto, entretanto ao longo dos anos este passou a ser parte isolada do mesmo ganhando destaque, o que segundo Anelito de Oliveira (Suplemento Literário de Minas Gerais – Brasil, nº 1260, 29/03/2003, página 2) ‘competia com o texto’. Em 2003, com a nova fase inaugurada no periódico, o elemento gráfico retomou seus modelos anteriores, sendo integrado ao documento, e cada artista plástico passou a compor o jornal em números específicos. Uma outra característica marcante foi, e continua sendo, a publicação de autores conhecidos ao lado de novos autores.
DESCRIÇÃO: O Suplemento Literário foi organizado em 1966, por Murilo Rubião para ser uma publicação semanal e regular circulando em Minas Gerais. Sua primeira publicação data de três de setembro de 1966. Com mais de quarenta anos de história, o Suplemento Literário de Minas Gerais é um dos principais do gênero no país. Nascido por meio de um incentivo político, quando o secretário de governo Israel Pinheiro, designou a Rubião à tarefa de recuperar a seção literária do Diário Oficial de Minas Gerais. Sua principal proposta era publicar autores consagrados e desconhecidos, além disso, contemplava outras manifestações culturais, tais como o teatro, o cinema, as artes plásticas e a música.
Entre seus principais colaboradores estavam, Carlos Drummond de Andrade (já morador do Rio de Janeiro), Clarice Lispector, Guimarães Rosa e Murilo Mendes, e outros novos nomes como os de Humberto Werneck, Ivan Ângelo, Luís Vilela, Roberto Drummond, Oswaldo França Júnior e muitos outros. Em seu primeiro ano o Suplemento Literário de Minas Gerais foi um sucesso, e em suas edições de aniversário contava com publicações especiais, que eram de capas-duras e plastificadas. Suas edições marcaram época e seus jovens escritores e artistas plásticos ficaram conhecidos como a “Geração Suplemento”, esta não se encontrava apenas nas páginas, os encontros pela cidade foram marcantes. Os vários escritores e artistas que freqüentavam a redação do SLMG partiam de lá para “bares, festas, sebos e praças”.
Em 1969, Murilo Rubião teve que deixar o cargo, após ser denunciado como subversivo. Foi substituído por Rui Mourão, que por pressões dos militares deixou o cargo dois meses depois. Depois de Rubião e Mourão outros nomes assumiram a direção: Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, Ayres da Mata Machado, Duílio Gomes, Mário Garcia de Paiva, Paschoal Motta, Wilson Castelo Branco, etc. Em 1983, após décadas de decadência Murilo Rubião voltou ao SLMG.
Recentemente sob a responsabilidade da Secretaria do Estado da Cultura de Minas Gerais, foi definido que seria nomeado pelo governador eleito, um editor e um conselho editorial. O primeiro foi Carlos Ávila que permaneceu de 1995 a 1998. Em 1999, assumiu Anelito de Oliveira que foi substituído em janeiro de 2004, por Fabrício Marques e um novo conselho editorial composto por Affonso Romano de Sant’Anna, Edimilson de Almeida Pereira, Ricardo Aleixo, Maria Esther Maciel, Otávio Ramos e Régis Gonçalves.
Atualmente, o SLMG conta em suas capas com ilustrações de artistas plásticos ou fotógrafos convidados que desenham no restante das páginas. Foram criadas novas seções: Ensaio, Conto, Poema, Entrevista, Cinema, Primeira Pessoa, Reportagem (em estilo jornalístico, com traços e características da literatura), Crônica, Perfil, Outras Pulsações (semelhante à coluna “Roda Gigante” de Laís Correa de Araújo), Novos Autores, Tradução, Cartas e Fotografia (reprodução de fotografias e textos sobre a imagem). A preocupação com estética textual e artística foi e continua sendo marcante, na década de 1980 foi supervisionada por Sebastião Nunes, no período de Guilherme Mansur, nas gestões de Anelito de Oliveira e Carlos Ávila, hoje seu projeto gráfico e programação visual é feita por Alexandre Mota.
Fontes:
BAHIA, José Aloise. Suplemento Literário Minas Gerais (Brasil).