TÍTULO: Suplemento Literário – Diário de Notícias.
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Cidade: Rio de Janeiro.

Periodicidade: Semanal.

Número de páginas: 8.

Datas-limite: 17 jan.1965 – 13 fev. 1966.

Exemplares: 46.

Redação/responsável: Até Julho de 1974 o periódico pertenceu à família Dantas, e durante 1974 passou para as mãos de Olímpio Campos.

Ilustração: A primeira página apresenta em sua maioria ilustrações de Percy Lau. O periódico traz também pinturas de alguns artistas renomados como: George Colligman, Diego de Rivera, Gust de Smet, Candido Portinari, Sonia Delceunay, entre outros.

Colaboradores: Os mais freqüentes são: Raul Lima, Sylvia Barbosa, Afrânio Coutinho e Samuel Rawet, Breno Accioly, Eneida, Geir Campos, Heloneida Studart, Ledo Ivo, Léo Gibson Ribeiro, Oliveiros Litrento, Raul Lima, Tristão de Athayde.

Caracterização: Discussão de temas culturais como: literatura; música; artes plásticas. As colunas freqüentes eram: Crônica do Suplemento; Letras e Problemas Universais; Literatura em Questão; Artes plásticas; Contos, Cultura e Técnica, Autor e livro da Semana, Teatro, Cinema, Artes plásticas e Discos.

Descrição: O periódico “Diário de Notícias”, o qual pertence o Suplemento Literário, surgiu em um contexto de abertura as discussões políticas, posicionando-se contra as velhas oligarquias. Por suas propostas liberais alinhou-se contra o governo inconstitucional de Getúlio Vargas, apoiando a Revolução de 1932, o que resultou em sua censura. Em 1937, durante o Estado Novo, Orlando Dantas, seu fundador, foi preso. Nos anos seguintes o jornal tentou burlar a censura, tornando-se um dos principais meios oposicionistas em circulação.   Com o falecimento de Dantas assumem sua mulher Ordina Dantas, e seu filho João Ribeiro Dantas. Em 1958 o periódico assume uma posição nacionalista, com propostas de modernização, como, por exemplo, a Reforma Agrária. Em 1974 o periódico passa para as mãos de Olímpio Campos e é fechado no mesmo ano. O suplemento do Diário de Noticias, traz trabalhos de autores nacionais e internacionais com a finalidade de ampliar os conhecimentos culturais de seus leitores, além de abrir espaços para opiniões e criticas

Fonte: Dicionário Histórico-Bibliográfico brasileiro pós 1930. Rio de Janeiro: Editora FGV, CPDOC, 2001.



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